quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Somos nós que atraímos determinadas situações!?


Refletimos o que nós somos o tempo todo e atraímos determinadas situações para o nosso aprimoramento pessoal. Pode não parecer mas, aquilo que nos cerca, é uma escolha de nossa vida para nos melhorar e nos alavancar.
Nós somos aquilo que projetamos! Então, se projetamos angústia e tristeza, atrairemos pessoas angustiadas e tristes ao nosso redor. Se somos indivíduos submissos, haverão aqueles que vão sempre nos subjugar e "pegar no nosso pé". Se somos as "eternas vítimas", sempre haverá alguém para ser o perseguidor! Se vivemos reclamando de tudo e de todos, atrairemos pessoas fofoqueiras que falam da vida alheia. Se nos acovardamos, atrairemos pessoas dispostas a nos rebaixar e pisotear.
Para cada tipo de pessoa na Terra existe o seu contraposto, o seu inverso e assim mantém-se o equilíbrio. Vou explicar:
- para o indivíduo puxa-saco, existe aquele que adora adulação;
- para o indivíduo sanguessuga, existe aquele que se doa;
- para o indivíduo carrasco, existe aquele que se vitimiza;
- para o indivíduo encrenqueiro, existe o apaziguador;
- para o indivíduo preguiçoso, existe o trabalhador;
- para o indivíduo estudioso, existe o sossegado;
- para o indivíduo honesto, existe o corrupto;
- para o indivíduo lerdo, existe o ágil;
- e assim por diante...
Nós somos nosso próprio espelho! Se nós vivemos uma situação ultrajante, temos que nos questionar: por que atraímos isso? Ou: o que temos para aprender?
Em tudo na vida existe o equilíbrio e a harmonia, para manter a ordem planetária! E não é diferente na vida cotidiana. Tudo é energia!
Essa energia circula agindo na vida das pessoas, em suas atitudes, na sociedade, na humanidade! Essa energia atrai ou repele, de acordo com sua vibração e com sua carga eletromagnética.
Por isso, se queremos pessoas gentis por perto, temos que ser gentis também; se queremos pessoas simpáticas, temos que ser simpáticos também... e assim por diante.
Claro, nem tudo é perfeição e poderá entrar alguém em nossa vida que esteja precisando aprender algo sobre nós ou, ao contrário, nos ensinar alguma coisa. É a Lei da Troca...
E não adianta nos isolarmos para evitar o contato. O isolamento nos impedirá de conviver e expandir nossos horizontes. Mas, "conviver" exige ceder e não é fácil conviver com as diferenças alheias, pois temos que ceder...
É assim em todo o lugar. A semelhança que atrai certas pessoas é tão necessária quanto a diferença que as afasta. Tudo é troca de energia, de informação, de produtos, de conhecimentos.
Quando trocamos energia, ocorre a sinergia. É por isso que interagimos: para trocar e aprender... Porque assim evoluímos!

sábado, 5 de novembro de 2011

Será que a sua vida se modificou como a minha?


Nossas escolhas nos definem, alteram nossos planos e nossa jornada pessoal. Tudo o que vivemos vai nos moldando e alterando o caminho a ser seguido.
Há exatamente 20 anos eu tinha a metade da idade que eu tenho hoje. Cursava o quarto período de Matemática, lecionava para o Primeiro e Segundo Graus (hoje é Ensino Fundamental e Médio) e sonhava como viver minha vida futuramente...
Aquela época era "boa", porque eu tinha uma vida totalmente "normal", totalmente dentro dos parâmetros sociais e familiares de aceitação. "Boa" porque eu achava que era difícil, mas, hoje eu vejo como era uma vida tranquila e dentro das conformidades.
Eu dava aulas pela manhã e à tarde, cursava a faculdade à noite e ia pra Igreja nos finais de semana. Participava de teatros, palestras e obras diversas na comunidade. E frequentava alguns bailes de vez em quando.
Eu nem sonhava, por um minuto sequer, fazer o que faço hoje! Eu pensava: farei outra faculdade (onde eu estudava isso era comum), depois farei uma pós-graduação, serei funcionário público (farei concursos), casarei, terei filhos, etc, etc, etc.
Bom, aqui quis o destino, que eu seguisse outro caminho em minha vida. E como o destino faz isso? Colocando as pessoas certas na hora certa em nosso caminho.
Se eu pudesse usar a matemática para explicar isso, desenharia um gráfico e ficaria bem delineado para vocês entenderem. Vamos dizer que você está seguindo em linha reta... vem lá fulano e você dobra à direita! E depois vem sicrano e você dobra à esquerda! Entenderam? A linha reta já era!
Nossa vida é assim, a minha vida foi assim. Cheia de fulanos, sicranos e beltranos! E quando eu percebi... Cadê a linha reta e bem traçada da minha vida??? Tinha ficado lá atrás.
Na verdade, os fulanos, sicranos e beltranos têm um propósito em nossa vida: nos colocar no caminhos certo. Tudo o que ocorre em nossa vida tem um propósito maior. Mesmo quando a nossa vida muda para pior, existe alguma coisa para aprendermos...
Foi preciso mudar o caminho para evoluirmos. E todas as pessoas que encontramos serviram, apenas, de amparo... Para nos ajudar a escolher!
As pessoas que alteraram a minha jornada eram de diferentes crenças e religiões e, também, de diferentes nacionalidades. Com elas eu aprendi a respeitar a individualidade de cada um, aprendi que todos os caminhos levam a Deus e aprendi que há muito mais no mundo do que a nossa jornada pessoal almeja.
Nessa caminhada ouvi muitos ditados... Dentre eles, um que diz o seguinte: "Quem não escolhe é escolhido!" Acredito que esse ditado se encaixa bem em tudo o que estou escrevendo. Somos escolhidos o tempo todo! Somos selecionados em tudo!
Se estamos preparados, enfrentamos firmes todos os obstáculos e passamos a escolher o que queremos para nós. Mas, se nos deixamos levar pelas circunstâncias ou pela vida, um dia isso muda...
Algo vem e nos tira do marasmo em que nos encontramos! E por que isso acontece? Para nos sacolejar, para nos alavancar, para nos empurrar para frente!
Quando a Natureza reage ao que estamos lhe fazendo e envia uma tragédia, as pessoas começam a repensar suas atitudes. Quando uma cidade ou uma região enfrenta um crime hediondo, as pessoas que ali convivem, começam a se questionar sobre seus verdadeiros valores.
Sempre que algo diferente acontece no mundo, as pessoas refletem sobre si mesmas e sobre suas ações em meio a tudo o que as envolve.
Você vive exatamente a vida que escolheu? Que bom pra você! Agradeça! Pois, não são todos que têm esse privilégio! Você não vive a vida que escolheu? Então, se questione sempre: o que precisa ser mudado e melhorado?
A vida é feita de escolhas (alguém já disse isso). Faça a sua escolha... Mas, respeite a escolha do próximo! E, se na metade dessa nova escolha, alguma coisa lhe acontecer nesse novo caminho, então, é porque você precisa mudar novamente!