sábado, 5 de novembro de 2011

Será que a sua vida se modificou como a minha?


Nossas escolhas nos definem, alteram nossos planos e nossa jornada pessoal. Tudo o que vivemos vai nos moldando e alterando o caminho a ser seguido.
Há exatamente 20 anos eu tinha a metade da idade que eu tenho hoje. Cursava o quarto período de Matemática, lecionava para o Primeiro e Segundo Graus (hoje é Ensino Fundamental e Médio) e sonhava como viver minha vida futuramente...
Aquela época era "boa", porque eu tinha uma vida totalmente "normal", totalmente dentro dos parâmetros sociais e familiares de aceitação. "Boa" porque eu achava que era difícil, mas, hoje eu vejo como era uma vida tranquila e dentro das conformidades.
Eu dava aulas pela manhã e à tarde, cursava a faculdade à noite e ia pra Igreja nos finais de semana. Participava de teatros, palestras e obras diversas na comunidade. E frequentava alguns bailes de vez em quando.
Eu nem sonhava, por um minuto sequer, fazer o que faço hoje! Eu pensava: farei outra faculdade (onde eu estudava isso era comum), depois farei uma pós-graduação, serei funcionário público (farei concursos), casarei, terei filhos, etc, etc, etc.
Bom, aqui quis o destino, que eu seguisse outro caminho em minha vida. E como o destino faz isso? Colocando as pessoas certas na hora certa em nosso caminho.
Se eu pudesse usar a matemática para explicar isso, desenharia um gráfico e ficaria bem delineado para vocês entenderem. Vamos dizer que você está seguindo em linha reta... vem lá fulano e você dobra à direita! E depois vem sicrano e você dobra à esquerda! Entenderam? A linha reta já era!
Nossa vida é assim, a minha vida foi assim. Cheia de fulanos, sicranos e beltranos! E quando eu percebi... Cadê a linha reta e bem traçada da minha vida??? Tinha ficado lá atrás.
Na verdade, os fulanos, sicranos e beltranos têm um propósito em nossa vida: nos colocar no caminhos certo. Tudo o que ocorre em nossa vida tem um propósito maior. Mesmo quando a nossa vida muda para pior, existe alguma coisa para aprendermos...
Foi preciso mudar o caminho para evoluirmos. E todas as pessoas que encontramos serviram, apenas, de amparo... Para nos ajudar a escolher!
As pessoas que alteraram a minha jornada eram de diferentes crenças e religiões e, também, de diferentes nacionalidades. Com elas eu aprendi a respeitar a individualidade de cada um, aprendi que todos os caminhos levam a Deus e aprendi que há muito mais no mundo do que a nossa jornada pessoal almeja.
Nessa caminhada ouvi muitos ditados... Dentre eles, um que diz o seguinte: "Quem não escolhe é escolhido!" Acredito que esse ditado se encaixa bem em tudo o que estou escrevendo. Somos escolhidos o tempo todo! Somos selecionados em tudo!
Se estamos preparados, enfrentamos firmes todos os obstáculos e passamos a escolher o que queremos para nós. Mas, se nos deixamos levar pelas circunstâncias ou pela vida, um dia isso muda...
Algo vem e nos tira do marasmo em que nos encontramos! E por que isso acontece? Para nos sacolejar, para nos alavancar, para nos empurrar para frente!
Quando a Natureza reage ao que estamos lhe fazendo e envia uma tragédia, as pessoas começam a repensar suas atitudes. Quando uma cidade ou uma região enfrenta um crime hediondo, as pessoas que ali convivem, começam a se questionar sobre seus verdadeiros valores.
Sempre que algo diferente acontece no mundo, as pessoas refletem sobre si mesmas e sobre suas ações em meio a tudo o que as envolve.
Você vive exatamente a vida que escolheu? Que bom pra você! Agradeça! Pois, não são todos que têm esse privilégio! Você não vive a vida que escolheu? Então, se questione sempre: o que precisa ser mudado e melhorado?
A vida é feita de escolhas (alguém já disse isso). Faça a sua escolha... Mas, respeite a escolha do próximo! E, se na metade dessa nova escolha, alguma coisa lhe acontecer nesse novo caminho, então, é porque você precisa mudar novamente!