Cada pessoa lida de um jeito diferente com a comida e, no momento da refeição, revela seus sentimentos mais profundos, sem perceber...
Outra coisa interessante de uma refeição, é que o organismo costuma expressar suas necessidades fisiológicas através da vontade de comer determinado alimento. É como o "desejo" nas mulheres grávidas.
Quando o organismo está com deficiência de determinado nutriente, costuma mandar um sinal de alerta ao cérebro em forma de visualização. A pessoa "visualiza" em sua mente o alimento que contém a substância desejada.
A cor, o aroma e o sabor da comida, costuma determinar a necessidade que o organismo sente, com relação a determinados nutrientes. Por isso, a relação do corpo com a comida tornou-se objeto de estudo nos últimos anos...
Diversos Cientistas estão realizando pesquisas sobre o valor nutricional de cada alimento e sua ação no metabolismo intra e extra-celular. Mas, também, é possível perceber que a maneira como a pessoa lida com a comida, se reflete em sua personalidade.
Veja alguns exemplos:
- Pessoas muito carentes, tendem a consumir alimentos doces em excesso...
- Pessoas muito excêntricas, gostam de comer comidas exóticas.
- Pessoas apressadas, comem qualquer coisa, principalmente os fast foods.
- Pessoas nervosas, nem comem direito, costumam engolir a comida e depois tapear a fome com qualquer coisa que não seja comida: cigarro, chiclete, bebida, etc.
- Pessoas hiperativas, comem quando dá e do jeito que dá.
- Pessoas zens, comem calmamente comidas saudáveis...
- Pessoas felizes, comem com prazer e com alegria, saboreando comidas diferentes.
- Pessoas tristes, mal conseguem comer...
- Pessoas preocupadas, comem de qualquer jeito.
- Pessoas ociosas, comem muito e o que tiver pela frente.
- Pessoas doentes emocionalmente, comem pouco ou comem muito, sem equilíbrio...
- Pessoas equilibradas, consomem a comida de forma sensata.
Portanto, leve a sério a sua alimentação! Uma boa alimentação nos impulsiona para a vida!
- Pessoas equilibradas, consomem a comida de forma sensata.
Portanto, leve a sério a sua alimentação! Uma boa alimentação nos impulsiona para a vida!
O seu corpo, o seu organismo e todo o seu metabolismo dependem da comida que você come... Uma boa comida: sustenta, fortalece e cura. Por isso, alimentar-se bem deve fazer parte de toda rotina diária!
Pra finalizar, é preciso esclarecer que nem todo mundo tem uma boa alimentação, seja por falta de opção ou por falta de condição... Então, não podemos julgar quem não pode comprar o seu próprio alimento.
Para trabalhar com alimentação a pessoa pode se formar em: Gastronomia, Nutrição e Nutracêutica. E também temos: a Trofoterapia, a Medicina Ayurvédica e a Naturopatia.
Todos esses profissionais auxiliam as pessoas a se alimentarem de forma adequada, reconhecendo seus biotipos e escolhendo os alimentos que melhor se adaptam ao seu organismo.
Enfim, escolhendo, cozinhando ou saboreando o alimento, toda pessoa precisa nutrir-se, alimentar-se ou, simplesmente, comer bem, para viver bem!