quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A dor como parte da vida.

Resultado de imagem para cerebro surreal

Muitas vezes, nos deparamos com situações que parecem encruzilhadas em nossa estrada e se tornam o "ponto cego" de nossas vidas. Não sabemos por onde seguir, nem como agir. Então, esquecemos quem nós somos ou de onde viemos e nossos sonhos se tornam inatingíveis.
Isso pode ocorrer após uma doença, uma cirurgia, um acidente, uma catástrofe, uma guerra ou tantos outros eventos humanos ou sobre-humanos. E podem afetar, drasticamente, nossas vidas!
Apesar de sermos diferentes, com DNAs únicos, etnias próprias e vivendo em sociedades distintas, todos nós, em algum momento ou outro, enfrentamos situações semelhantes e agimos da mesma forma. É o instintivo natural do ser humano.
Por conta disso, um estudo da psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross enumerou "As Cinco Fases do Luto" (On Death and Dying, 1969). Elas não ocorrem, necessariamente, na mesma ordem para cada pessoa, nem com a mesma cronologia...
Apesar de cada indivíduo ser único em sua maneira de agir, todos enfrentam os mesmos sentimentos com relação a uma perda ou uma doença: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.
Sentir dor é difícil, principalmente, quando nos sentimos sós. Porém, a dor é um fator necessário porque nos humaniza e nos sensibiliza. Somente quando vivenciamos a dor, superamos o momento e seguimos em frente.
Aqui finalizo, com a sugestão de um filme emocionante, que nos faz refletir sobre as decisões inversas de nossas vidas: "As Cinco Pessoas Que Você Encontra No Céu". Assista, vale a pena!

The Lovely Bones. Yes, I am now afraid of my neighbors. | The lovely bones,  Life after death, Death

domingo, 5 de junho de 2016

A Natureza nos ensina...

Resultado de imagem para crianças e plantas

Na Antiguidade, a convivência com a Natureza ocorria de forma pacífica e entrosada. As Comunidades Primitivas retiravam da terra apenas o necessário e devolviam à ela o que não lhes pertencia...
Eles sabiam agradecer as dádivas recebidas e apreciar cada ensinamento que o Espírito da Grande Floresta lhes dava. Nessas culturas, o amor à natureza era passado de geração em geração.
Aos seus descendentes, eles ensinavam que existe uma Ordem Universal em tudo e que jamais deveriam quebrar essa ordem, pois isso gerava caos e desarmonia.
Por isso, o Criador de Tudo o Que É permitiu nossa convivência com seres minerais, vegetais e animais, para que pudéssemos aprender com eles uma lição de vida única.
Assim, cada ser existente possui uma lição para nos ensinar...
A grama ensina que, mesmo sendo pisoteada a todo momento, resiste bravamente.
A samambaia ensina a enfeitar com simplicidade.
A violeta nos ensina a exuberância dos detalhes.
A alfazema nos mostra que, mesmo em sua pequenez, é capaz de compor inúmeros perfumes.
A margarida ensina o colorido de todos os dias.
A açucena nos ensina a florescer em meio às pedras do caminho.
A dama-da-noite demonstra que é possível enfeitar, mesmo, na escuridão.
A papoula nos mostra que o veneno, também, se oculta na beleza.
A roseira mantém sua exuberância, apesar, dos espinhos.
A hortênsia oferece um buquê de tonalidades a todos que passam pelo caminho.
O jasmim perfuma, mesmo à longas distâncias.
O hibiscus ensina a manter o silêncio e o tom de observação, sem perder o colorido e a elegância.
O bambu nos ensina que, até a maior das criaturas, se enverga nos temporais.
Uma planta carnívora ensina que as aparências enganam...
Enfim, as flores nos dão uma lição de vida, constância e beleza - impossível ilustrar todas elas... E, ainda, temos as plantas medicinais, que realizam tantas curas!
A natureza também produz árvores grandiosas com raízes pequenas, sem muita força de sustentação, que caem ao menor vendaval. Enquanto, outras, possuem raízes tão extensas, que nem o fogo consegue exterminar... O que elas nos ensinam? Que a experiência de vida nos torna mais seguros.
Também temos as árvores frutíferas que, além de embelezar, também alimentam. Muitas dessas árvores são esteio, porque fornecem madeira e proteção.
Assim como o Reino Vegetal, o Reino Animal também é vasto e cheio de ensinamentos. Existem animais de todos os tamanhos e espécies. Vivendo em sociedades diferentes, assim como nós. São tantas lições, que podemos aprender com eles...
A pulga, por exemplo, ensina o quanto sabe incomodar, apesar do seu minúsculo tamanho.
Um carrapato quando gruda, é difícil largar...
O pernilongo demonstra que sabe perturbar muito, quando quer...
Toda aranha ensina a ter paciência e persistência.
As abelhas ensinam a "absorver a doçura" de qualquer situação.
As formigas demonstram como o trabalho é enobrecedor e construtivo, não importa o tamanho da tarefa...
Um morcego nos ensina a ter instinto de sobrevivência.
Toda pomba nos ensina a viver em comunidade.
A coruja ensina a estar atento a qualquer situação.
O papagaio nos ensina a ter bom humor, apesar da situação.
A águia nos ensina a observar de longe, para enxergar melhor nossos objetivos e atingir nossa meta.
A arara ensina a fidelidade e o companheirismo.
Um esquilo ensina a ser previdente: guardar para os tempos difíceis.
Um gato nos ensina a seduzir e conquistar.
O cachorro ensina o que é a lealdade.
O carneiro nos ensina a humildade. E a galinha nos ensina a doação.
Todo asno ensina a teimosia. Mas, a vaca ensina a gentileza.
O cavalo ensina a altivez e a compenetração na tarefa.
O camelo ensina a sobrevivência em longas jornadas.
Todos os peixes nos ensinam a deslizar pelas correntezas da vida, sem resistência...
Um golfinho nos ensina a arte da comunicação.
O pinguim ensina que é possível sobreviver em baixas temperaturas.
A tartaruga nos ensina que, para obter longevidade, é preciso manter-se calmo e serena.
O jacaré ensina a arte de espreitar...
A cobra nos ensina que, mesmo rastejando, não precisamos nos humilhar, pois temos nossa força.
O leão ensina a proteger a espécie, com altivez e nobreza.
A girafa nos ensina que, por maiores que sejamos, podemos ser dóceis e gentis.
O elefante ensina  a transformar a robustez em fortalecimento de atitudes.
O urso nos ensina que é preciso buscar o alimento mas, também, é preciso descansar...
Seria impossível enumerar todas as plantas, animais e seres vivos em geral!
A Natureza é infinitamente sábia e jamais poderemos nos impor à ela. Nós, simplesmente, devemos aprender como preservar, para convivermos em constante harmonia.

Resultado de imagem para crianças e plantas

sábado, 7 de maio de 2016

Aprendendo a conviver e a entender o linfedema.

Imagem relacionada

O linfedema entrou em minha vida, como consequência, da hidrocefalia e de outras cirurgias que realizei. Os sintomas são sempre os mesmos: inchaço, vermelhidão, febre, calafrios, formigamento, quentura no local, pele sensível a ferimentos ou machucados, sensação de peso ou amortecimento do membro afetado e alguns nódulos inchados.
Nem todos os sinais estão presentes quando um edema local se instala; porém, é possível observar alguns deles. Um edema produz o acúmulo de líquido intersticial nos tecidos do organismo. Já o linfedema, provoca a obstrução ou a destruição dos vasos linfáticos; ocasionando o depósito de linfa, proteínas, gorduras, entre outras substâncias.
Algumas cirurgias podem ocasionar edemas temporários; porém, nas situações mais complexas, podem ocasionar um linfedema. Aqui podemos citar: câncer, queimaduras, instalação de drenos ou válvulas, etc.
Se a doença comprometer os vasos linfáticos e obstruir a circulação local, será necessário aprofundar o tratamento e submeter-se a uma cirurgia (para retirada do gânglio afetado). Também é importante saber que o linfedema provoca uma queda na imunidade, pois a linfa fica concentrada em um só lugar, evitando uma plena atuação do Sistema Linfático na defesa do organismo.
O médico responsável por tratar o linfedema é o Angiologista ou o Cirurgião Cardiovascular. Ele fará o diagnóstico e realizará os exames necessários para verificar o grau e o tratamento da doença. Os medicamentos utilizados no controle da doença são os diuréticos. Mas, não dá pra sair comprando e tomando, pois eles possuem diferenças na estruturação química e na atuação dentro do organismo.
Cada paciente necessita de um medicamento diferente para o controle de sua doença. O linfedema em estágios mais avançados exige uma medicação mais potente para suportar a dor e controlar uma inflamação ou uma infecção.
Existem dois tipos de linfedema: o primário (hereditário ou congênito) e o secundário (aquele que surge como consequência de algumas doenças). Infelizmente, o linfedema não tem cura... Somente controle e tratamento. Ele dura a vida toda e precisa ser bem controlado, para evitar danos maiores.
Antigamente, confundiam elefantíase e linfedema. A elefantíase ou filariose é transmitida pela picada de insetos e causada por um verme helminto alongado. A elefantíase também causa edema após adquirida mas, é diferente do linfedema. Os edemas podem se instalar em pernas, braços, antebraços, abdômen (barriga d'água), na face e até nos pulmões. No caso da elefantíase, existem casos de edema escrotal e anal.
No caso do linfedema o que pouco se fala é que, quem tem a doença, possui uma quantidade menor de líquido corporal. Ou seja, não tem os 70% de água no corpo, como a maioria das pessoas...Às vezes tem 50% ou 60%. O que isso ocasiona? Impede uma perfeita troca nos meios osmóticos e intracelulares, gerando uma série de problemas no organismo.
Então, é fundamental beber muita água e modificar drasticamente a alimentação. É preciso evitar sal e sódio, bem como, refrigerantes, doces, enlatados e conservas em geral. É necessário ingerir muitas frutas, verduras e alimentos nutritivos. Também é bom evitar alimentos gordurosos, aqueles com muita gordura "trans" ou poliinsaturada. E, nem preciso dizer, que higiene pessoal é fundamental!
A pessoa tem que se cuidar: praticar exercícios, manter-se saudável, alimentar-se adequadamente, beber muito líquido, entre outros cuidados. E, provavelmente, terá que usar medicamentos e outros recursos, como: material ortopédico, drenagem linfática, massagem, etc.
Eu faço uso de remédios diariamente. A massagem local e o uso de "escalda pés" aplico quando necessário. Mudei drasticamente minha alimentação. Só uso calçado ortopédico e evito jóias, bijuterias, acessórios, maquiagem, etc. Pois, o linfedema gera linfonodos locais que deixam a área inflamada, muito sensível ao toque. A pele fica, na maioria das vezes, ressecada e enrugada (chama-se hiperqueratose). Eu também bebo muita, muita água mesmo. E na higiene, acho até, que sou meio exagerada...
Enfim, se você possui qualquer sintoma que demonstre o início de um linfedema, procure auxílio médico imediato! E se cuide... ;)


Descrevo a seguir uma receita simples de escalda pés que me foi ensinada pelo médico:
1 copo de álcool acima de 70%
1 copo de vinagre de cereais
1/2 copo de sal
1/2 bacia ou balde de água morna
1 toalha
1 saco plástico
Umedecer a toalha na mistura.
Envolver o membro afetado.
Enrolar o plástico ou vestir.
Elevar o membro afetado ou deitar.
Deixar agir por 10 minutos.
* Eu fiz, deu certo e me ajudou...

Resultado de imagem para salmoura nos pes

Relacionei abaixo alguns documentos sobre o assunto:
Imagem relacionada

quarta-feira, 13 de abril de 2016

A eficácia da GRATIDÃO! /)☆(\

Resultado de imagem para agradecer

Dizem que devemos agradecer por tudo e a todo momento. Isso está devidamente expresso na maioria das doutrinas. A Bíblia, por exemplo, possui esta passagem: "Em tudo dai graças ao Senhor!"
As Religiões Ancestrais realizavam festividades para a Mãe Terra, em sinal de agradecimento pela primeira colheita. O Hinduísmo e o Xintoísmo ensinam seus devotos a agradecer, constantemente, com  frutas, velas e incensos perfumados. Junto aos ensinamentos da Cabala, o Rabino costuma expressar: "A chave para a verdadeira alegria é a gratidão."
Gratidão é o mesmo que gratulação, felicitação, oblação, ação de graças, agradecimento ou reconhecimento. E pode ser aplicado aos seguintes significados:
- Eu reconheço e me felicito por todo o auxílio que tenho recebido.
- Eu sou feliz por ter você ao meu lado.
- Eu sou grato por existir...
- Eu tenho gratidão pela minha saúde.
- Eu agradeço pela sua generosidade.
- Eu dou ação de graças por tudo o que alcancei!
- Eu sei reconhecer o valor de meus pais.
- Eu me gratulo todos os dias por estar vivo...
- Você é uma graça de pessoa!
- Eu sou feliz e agradecido por tudo.
- Muito obrigado(a).
- Agradecido(a).
Gratidão é um ato de amor e de generosidade. Mas, também representa aceitação e compreensão. Devemos ser gratos a todo momento. Mas, será que é possível agradecer pela dor ou pelo sofrimento? Quem consegue fazer isso? Só se lembrarmos da parábola do bom samaritano. Mesmo assim, ainda ficamos sem o entendimento e a compreensão necessários.
Agradecer pelas dádivas, pelos presentes e pelas alegrias é normal: faz parte de nós e de nossas vidas. Porém, dificilmente, conseguiremos agradecer as dificuldades, as doenças ou os acidentes. Somos acostumados a cobrar ou a exigir uma explicação da  Natureza, de Deus ou do Universo. Esquecemos que a maior herança do ser humano é, simplesmente, existir. A nossa existência deve ser baseada em gratidão, mesmo em meio às turbulências.
Existe uma historinha interessante, que retrata muito bem essas considerações: "Um piloto se perdeu durante uma tempestade e seu bimotor caiu no meio da floresta. Ele sobreviveu, mas, com o passar dos dias, quase desanimou, pois ficou sem provisões e sem recursos. Para ajudar, um bando de macacos, resolveu roubar suas roupas! Mesmo assim, ele pensou que se Deus quisesse matá-lo, já o teria feito, quando seu avião caiu... Passaram-se mais alguns dias e ele foi surpreendido por uma equipe de busca e salvamento. O Chefe da equipe lhe contou que, durante uma inspeção, viram alguns macacos usando roupas, na copa das árvores e acharam esse fato estranho. Então, resolveram averiguar..."
Para agradecer é necessário "compreender" nossa situação atual ou os acontecimentos que nos envolvem. Porque o agradecimento é um reconhecimento de si mesmo. Quando ofertamos algo de nós em sinal de sincera gratidão, então, entendemos o mistério da vida. /)♡(\

Resultado de imagem para agradeça

domingo, 21 de fevereiro de 2016

A aceitação como parte fundamental da vida.


Aceitação é, sem dúvida, o principal elo de ligação entre uma mente equilibrada e um corpo saudável. A resposta do Filósofo e Poeta Romano Juvenal (na Sátira X) ecoa e se fortalece até os dias atuais... Ao ser questionado sobre o comportamento das pessoas em suas oblações, ele respondeu:
"Orandum est ut sit mens in corpore sano. Fortem posce animum mortis terrore carentem, qui spatium vitae extremum inter munera ponat naturae, qui ferre queat quoscumpe labores, nesciat irasci, cupiat nihil et potiores. Herculis aerumnas credat saeuosque labores et venere et cenis et pluma sardanapalli. Mostro quodi ipse tibi possis dare semita certe tranquillae per virtutem patet unica vitae."
Traduzindo: "Deve-se pedir em oração uma mente sã, em um corpo são. Que tenhamos uma alma corajosa, que não teme a morte, que ponha a longevidade em último lugar, entre as bençãos da natureza, que suporte qualquer tipo de labores, que desconheça a ira e nada cobice. Que creia mais nos labores selvagens de Hércules, do que nas satisfações, nos banquetes e nas camas de um rei oriental. Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio: Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude."
Algumas pessoas gostam de viver na ilusão, em um mundo próprio, onde tudo parece perfeito. Criam imagens de si mesmas para os outros... E sustentam essa imagem custe o que custar! Apenas, para serem aceitas na Sociedade.
Para viver em Sociedade é preciso lutar constantemente para ser aprovado. Primeiramente, você necessita da aprovação de seus pais. Depois, necessita da aprovação de seus amigos, da escola, do trabalho e assim por diante. E essa necessidade de ser "aprovado" ou aceito, faz com o que ser humano lute, ardentemente, por esse objetivo. Se a pessoa é gordinha, tem que ser magra; se é pobre, tem que ser rica; se é baixa, tem que ser alta; se é fraca, tem que ser forte...
São tantas regras e tantas imposições, que a pessoa se perde num redemoinho de buscas incessantes de aprovação de si mesmo. O mais difícil nessa situação, é sobreviver ao caos interior e manter sua autonomia preservada.
Conhecer a si mesmo, sabendo de suas limitações, é o passo mais importante para a pessoa preservar sua identidade interior e se manter segura. Uma pessoa com sua imagem intacta, jamais sofrerá com as cobranças, nem terá sua autoestima corrompida por falsas ilusões do ego.
Portanto, é como disse o poeta: "Mens sana in corpore sano." Uma mente saudável, mantém sua autoconfiança e sua dignidade acima de tudo. Findo aqui, dizendo: "A aceitação de si mesmo é o passo mais importante na evolução da alma!"

Resultado de imagem para imagens que traz paz

domingo, 10 de janeiro de 2016

Confiança: a base da fidelidade.

Resultado de imagem para colocando a ultima pedra na pilha de seixos

Antigamente, tudo era feito no "fio do bigode", ou seja, na base da confiança. As pessoas até deixavam de registrar documentos, por conta disso.
Mas, hoje em dia, as coisas mudaram... A confiança reduziu e a desconfiança aumentou. Essa equação tem um significado: a balança desequilibrou porque a população cresceu muito...
A confiança é um sentimento de segurança ou de firme convicção que alguém tem em relação a alguém ou em relação à alguma coisa.
A palavra confiança deriva do Latim CONFIDENTIA, de CONFIDERE, que significa: acreditar plenamente, com firmeza, ou com plena convicção. A palavra é escrita com o prefixo "COM" mais "FIDERE" que indica "fidelidade" = acreditar, crer... Fidelidade, por sua vez, deriva de FIDES ou FIDELIS = fiel.
Nos dicionários podemos ler as seguintes definições:
-> "Esperança firme em alguém, em alguma coisa... Ter confiança no futuro."
-> "Sentimento de segurança, de certeza, de tranquilidade, ou mesmo, de sossego, daquele que confia na probidade de alguém."
-> "Sentimento de segurança naquilo que se crê."
-> "Dar crédito a algo ou alguém."
-> "Dar confiança, dar importância a alguém e permitir intimidade."
Enfim, são muitas definições para exemplificar um sentimento que envolve duas pessoas...
Se a confiança é a crença no próximo, a autoconfiança é a crença em si mesmo; ou seja, é dar crédito a si próprio, acreditando em sua capacidade de ação ou de suas análises posteriores.
Uma pessoa autoconfiante possui segurança, autoestima e caráter sólido. Pessoas autoconfiantes expressam confiança e exprimem fidelidade em suas afirmações. Normalmente, tornam-se líderes bem-sucedidos ou pessoas de sucesso.
Sobre a confiança podemos afirmar que:
◆ A convivência entre duas pessoas, demonstra o nível de confiança que existe entre elas...
◆ Reciprocidade existe, quando a verdadeira confiança é constante.
◆ Quem confia jamais teme ouvir ou dizer a verdade.
◆ A confiança é a base de qualquer negócio ou relacionamento.
◆ A confiança mantém acesa a chama em um casamento, em uma sociedade, em uma parceria ou em uma amizade.
◆ Quando a confiança se rompe, rompe também a fidelidade...
◆ Somente o perdão pode restaurar a confiança perdida e restabelecer o amor.
◆ Confiar é um ato de amor.
◆ Confiar no amor é ter fidelidade.
◆ Dizem que a verdadeira confiança equivale ao verdadeiro amor: jamais se apaga!
◆ A autoconfiança gera autoestima e ambas andam unidas.
◆ Ser autoconfiante é, antes de tudo, ser fiel a si mesmo.
Finalizo com uma frase do grande pensador e Filósofo grego Aristóteles: "Talvez eu seja enganado inúmeras vezes... Mas, jamais deixarei de acreditar que, em algum lugar, alguém merece a minha confiança."