Aceitação é, sem dúvida, o principal elo de ligação entre uma mente equilibrada e um corpo saudável. A resposta do Filósofo e Poeta Romano Juvenal (na Sátira X) ecoa e se fortalece até os dias atuais... Ao ser questionado sobre o comportamento das pessoas em suas oblações, ele respondeu:
"Orandum est ut sit mens in corpore sano. Fortem posce animum mortis terrore carentem, qui spatium vitae extremum inter munera ponat naturae, qui ferre queat quoscumpe labores, nesciat irasci, cupiat nihil et potiores. Herculis aerumnas credat saeuosque labores et venere et cenis et pluma sardanapalli. Mostro quodi ipse tibi possis dare semita certe tranquillae per virtutem patet unica vitae."
Traduzindo: "Deve-se pedir em oração uma mente sã, em um corpo são. Que tenhamos uma alma corajosa, que não teme a morte, que ponha a longevidade em último lugar, entre as bençãos da natureza, que suporte qualquer tipo de labores, que desconheça a ira e nada cobice. Que creia mais nos labores selvagens de Hércules, do que nas satisfações, nos banquetes e nas camas de um rei oriental. Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio: Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude."
Algumas pessoas gostam de viver na ilusão, em um mundo próprio, onde tudo parece perfeito. Criam imagens de si mesmas para os outros... E sustentam essa imagem custe o que custar! Apenas, para serem aceitas na Sociedade.
Para viver em Sociedade é preciso lutar constantemente para ser aprovado. Primeiramente, você necessita da aprovação de seus pais. Depois, necessita da aprovação de seus amigos, da escola, do trabalho e assim por diante. E essa necessidade de ser "aprovado" ou aceito, faz com o que ser humano lute, ardentemente, por esse objetivo. Se a pessoa é gordinha, tem que ser magra; se é pobre, tem que ser rica; se é baixa, tem que ser alta; se é fraca, tem que ser forte...
São tantas regras e tantas imposições, que a pessoa se perde num redemoinho de buscas incessantes de aprovação de si mesmo. O mais difícil nessa situação, é sobreviver ao caos interior e manter sua autonomia preservada.
Conhecer a si mesmo, sabendo de suas limitações, é o passo mais importante para a pessoa preservar sua identidade interior e se manter segura. Uma pessoa com sua imagem intacta, jamais sofrerá com as cobranças, nem terá sua autoestima corrompida por falsas ilusões do ego.
Portanto, é como disse o poeta: "Mens sana in corpore sano." Uma mente saudável, mantém sua autoconfiança e sua dignidade acima de tudo. Findo aqui, dizendo: "A aceitação de si mesmo é o passo mais importante na evolução da alma!"