segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Você está vivendo uma introspecção, uma extrospecção ou uma experimentação?


Em muitos momentos, sentimos a necessidade de pensar, de refletir ou de meditar sobre a vida, sobre nós mesmos ou sobre o mundo que nos cerca...
Normalmente, isso acontece quando estamos passando por alguma dificuldade ou por alguma situação complicada, a qual devemos resolver rapidamente.
Muitas vezes, identificamos o problema, mas não conseguimos resolver a situação. Outras vezes, encontramos uma solução, mas temos dificuldade para colocar em prática. Ou ainda, até sabemos o que fazer, porém, não sabemos "como" fazer...
A maioria das pessoas sente um enorme desejo de reorganizar a vida... É nesse momento que entra a necessidade da introspecção. Como diz o ditado: "Freud e Piaget explicam..." Ou, nesse caso, quem explica mesmo é "Wundt".
Wilhelm Maximiliam Wundt é considerado um dos fundadores da Psicologia Experimental. Ele argumentou que: "A primeira etapa da investigação de um fato, deve ser a descrição de seus elementos individuais."
Esse método tornou-se amplamente difundido entre Psiquiatras, Psicólogos e Psicanalistas. Para aplicação prática, o método costuma ser divididos em três fases:
- Introspecção ou método de observação interna ou interiorização;
- Extrospecção ou método de observação externa ou exteriorização;
- Experimentação ou experimento ou método de experiência científica...
Quer dizer, primeiramente, você reflete (interioriza a situação). Depois, você age (exterioriza a questão)... E, por fim, você resolve (experimenta a solução).
Os estudiosos chegaram à conclusão que isso pode ocorrer com qualquer pessoa, em qualquer momento da vida. Muitas vezes, a primeira alternativa mostra-se inadequada; então, devemos analisar novamente, para enxergar outras possibilidades.
Diferentes perspectivas sobre uma mesma situação, nos ajudam a experimentar novas oportunidades... E quanto mais experimentamos, mais experiência adquirimos!
Portanto, nada há de errado em refletir sobre um problema. Pois, enquanto refletimos, interiorizamos aquele acontecimento, até ele se tornar parte de nossa aprendizagem.

Complementando o assunto...

domingo, 11 de novembro de 2018

QUALIDADE DE VIDA

Resultado de imagem para pessoa debilitada

Hoje em dia, muito se fala em Qualidade de Vida... No entanto, como as pessoas podem viver com qualidade em situações tão adversas?
Lembrando que Qualidade de Vida não deve ser confundida com "padrão de vida" - uma medida que mensura a qualidade e a quantidade de bens e serviços disponíveis.
Qualidade de Vida é o método utilizado para medir as condições gerais de vida de um ser humano: fisicamente, mentalmente e emocionalmente; além dos relacionamentos sociais e familiares do qual ele faz parte.
A  OMS (Organização Mundial da Saúde) desenvolveu um questionário para medir a Qualidade de Vida, que possui duas versões: o método de 100 questões e o método de 26 questões.
O questionário é definido por seis domínios: físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, meio ambiente e aspectos religiosos. Também é analisado nesse índice: a saúde, a educação, o poder de compra, a habitação, o saneamento básico, entre outras circunstâncias.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo grau de seu desenvolvimento humano e para ajudar a classificar os países como:
desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto);
em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto);
- subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo).
A cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas.
O IDH também é usado por organizações locais ou por algumas empresas para medir o desenvolvimento de diferentes Entidades Estaduais, Municipais e outras.
O IDH surgiu no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e no Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH). Os dois programas foram criados e lançados pelo Economista Paquistanês Mahbub Ul Haq, em 1990.
Além de Ul HaqAmatya Sen conseguiu finalizar o trabalho ao conceituar "capacidades e funcionamentos" em fórmulas simples.
Os dois Economistas passaram a trabalhar juntos para conseguir montar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mesmo com pensamentos e ideias divergentes entre si.
Enquanto Amatya Sen preocupava-se em capturar toda a complexidade das capacidades humanas em um único número, Ul Haq acreditava que era necessário mais que um número para chamar a atenção das autoridades.
Quando eles chegaram a um senso comum, apresentaram a proposta do IDH no PNUD... Outros economistas ajudaram no cálculo e na formulação do processo e da criação do RDH: Paul Streeten, Frances StewartGustav RanisKeith GriffinSudhir Anand e Maghnad Desai.
As estatísticas são compostas a partir de dados de: expectativa de vida, educação, padrão de vida, PIB, etc (recolhidos a nível nacional ou local).
Para cada cálculo são utilizadas diversas fórmulas matemáticas, com base econômica em: estatística, geometria, probabilidade e análise combinatória.
Por conta disso, mensurar a Qualidade de Vida de uma região é bem mais complexo do que se imagina. São necessários vários cálculos e análises, além de uma extensa pesquisa em toda a região.
Em seguida, existe a dificuldade para manter o índice de Qualidade de Vida já alcançado na região; visto que este é um desafio permanente das autoridades e do Poder Público local.
Sabemos que o Planeta está sobrecarregado de: moradores e moradias, entulhos e construções diversas... Viver com qualidade tornou-se um dos pré-requisitos básicos para uma vida saudável. E como fazer isso? Cuidando de si, de sua casa e de sua vizinhança.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

VEGETARIANISMO e VEGANISMO


Acho que muita gente não sabe... Mas, existe o Dia Mundial do Vegetarianismo (comemorado em 1º de outubro) e o Dia Mundial do Vegano (comemorado em 1º de novembro). Para entender melhor, vamos definir adequadamente essa opção de vida e esclarecer alguns termos...
Vegetariano é aquele que evita alimentos que contêm qualquer tipo de carne: frango, peixe, gado, frutos do mar e outros.
Existem vários tipos de vegetarianos, baseados no conteúdo da dieta:
- Semivegetarianos: é a forma mais simples de vegetarianismo, pois, as pessoas apenas não consomem carnes vermelhas e derivados, mas mantém o restante da alimentação.
- Ovo-lacto-vegetarianos: são aquelas pessoas que não deixam de consumir ovos e leite, com todos os seus derivados; mas, restringem o consumo de qualquer tipo de carne. Esse é um dos maiores grupos.
- Lacto-vegetarianos: neste tipo de vegetarianismo, as pessoas não consomem ovos e carnes de qualquer qualidade; mas, o leite e seus derivados são permitidos. Este grupo é mais comum na Índia.
- Vegans ou Veganos: esta é a forma mais rara e restrita de vegetarianismo, pois, além de mudanças alimentares, ela restringe o uso de produtos industriais de origem animal. Ou seja, eles não consomem nenhum alimento de origem animal: ovos, leite ou derivados e incluem em sua restrição o consumo de mel e gelatina. 
- Frugívoros: consomem apenas frutas.
- Crudívoros: o consumo baseia-se apenas em alimentos naturais e crus.
- Freeganos: é considerada a forma mais estranha e incomum de vegetarianismo... Pois, esse grupo consome somente aquilo que encontra no lixo, recusando-se a comprar qualquer alimento. Mas, apesar de ser uma forma radical, eles comem alimentos de origem animal.
Existem diversos motivos que levam uma pessoa a optar pela alimentação somente a base de vegetais: saúde, religião, consciência ecológica, piedade pelos animais, reestruturação alimentar, etc.
A religião acaba sendo um motivo bastante frequente entre diversos grupos de vegetarianos. Adeptos de algumas crenças como: hinduísmo, taoismo, alguns cristãos heterodoxos, entre outros, evitam o consumo de proteína animal.
Quanto à saúde, existem algumas doenças que impedem ou restringem o consumo de alimentos a base de proteína animal: aterosclerose, alergopatias, hepatopatias, entre outras.
O vegetarianismo é uma forma de alimentação bastante saudável. Mas, devido a algumas restrições em sua dieta, aconselha-se o acompanhamento de um nutricionista ou especialista; pois, a alimentação deve conter todas as fontes de nutrientes exigidas pelo organismo.
Por isso, uma das principais preocupações em ser vegetariano é com relação a deficiência de nutrientes, sais minerais e vitaminas. Contudo, eles podem ser substituídos por alimentos com a mesma qualidade nutricional...
No caso das proteínas, o valor necessário a ser consumido pode ser atingido no consumo de ervilhas, lentilhas, feijão, grão de bico, soja, entre outros.
Com relação aos sais minerais, é possível fazer algumas substituições, ingerindo: tofu, feijão, amêndoas, damascos, figos secos e vegetais de folhas escuras em geral.
Portanto, obtendo as orientações adequadas e tomando os cuidados necessários é possível se tornar um vegetariano sem gerar qualquer risco à saúde.
Existem estudos que demonstram que a alimentação vegetariana reduz a probabilidade de diversas doenças.... Então, "bora" lá entrar na dieta vegetariana?!

Resultado de imagem para simbolo vegetarianos

Sites para consolidar sua pesquisa:
Resultado de imagem para simbolo vegetarianos

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

SUSTENTABILIDADE


Hoje em dia, se fala muito em sustentabilidade e na melhor maneira de nos mantermos em equilíbrio com o meio que nos cerca. Mas, o sustento de si com sustentabilidade, ainda é um enorme desafio!
O conceito de SUSTENTABILIDADE começou a ser utilizado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment - UNCHE), realizada na Suécia, cidade de Estocolmo (de 05 a 16/06/1972).
Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o "Uso Sustentável dos Recursos Naturais deve suprir as necessidades da geração presente, sem afetar as gerações futuras..."
Toda pessoa sabe que a sua principal missão é defender a vida. Mas, para defender a vida, necessitamos vivenciar uma sustentabilidade plena e abrangente.
O termo sustentável provém do latim sustentare, que significa: sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e cuidar... Sustentar representa conviver harmoniosamente e pacificamente.
Porém, com a expansão desordenada, desequilibramos a distribuição dos Recursos Renováveis, pois alteramos as características do Planeta e deixamos de nos sustentar adequadamente.
A Sustentabilidade verdadeira envolve a correta distribuição dos Recursos Naturais entre todos os seres viventes, sem excedentes e sem desperdício.  Ou seja, ao nos sustentarmos devemos também pensar no sustento dos demais...
Enfim, ao nos conscientizarmos do alcance de nossas ações, seremos capazes de vivenciar o equilíbrio necessário para a Sustentabilidade verdadeira.
Para concluir quero partilhar uma história fantástica contada em forma de curta metragem: "O Homem que Plantava Árvores." Se quiserem saber sua origem, é só acessar: L'homme qui plantait des arbres (Wikipédia)

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Mude o foco e transmute isso...


Uma vez uma pessoa me disse: "Mude o foco e transmute isso!" Eu estava reclamando de determinado problema (que se repetia em minha vida) e ela foi bem firme ao falar: "Quando não conseguimos sair do problema, a melhor solução é modificar o que está em nós... Então, o problema sairá de nós."
Mudar o foco não é fácil... Sair de uma situação ou de nossa zona de conforto é, sem dúvida, um desafio! Mas, se eu consegui, qualquer pessoa pode conseguir... Então, resolvi escrever sobre esse tema a fim de auxiliar quem deseja alterar sua percepção dos fatos.
Primeiramente, vamos definir o que é "problema". Problema é um assunto controverso ou uma questão que causa inúmeros transtornos. A palavra problema também significa: contrariedade, adversidade, contratempo, dificuldade, obstáculo, complicação, aborrecimento, chateação, embaraço, atribulação, inconveniente, etc. Afinal, "problemas, quem não os têm?"
Em toda situação, existe conflitos... Existe também o certo e o errado. Porque todo problema causa um dilema entre: "o que fazer?" e "o que não fazer?"... O martelo da consciência fica batendo sem parar dentro de nós. Então, ficamos atordoados e sem perspectivas.
Por isso, é tão difícil saber o que fazer nessas circunstâncias. Perdemos o "foco". Foco é aquilo que prende a nossa atenção em determinada situação. Ou seja, ficamos tão focados em uma coisa apenas, que esquecemos que existem outras coisas importantes.
Por isso, precisamos "transmutar"... Essa palavra  possui o mesmo significado que transmudar e quer dizer: modificar, alterar ou transformar. Muitas vezes, precisamos transformar a nós mesmos, para que todo o restante também seja transformado.
Através do autoconhecimento é possível criar novas perspectivas ao alterar o foco do processo. O maior propósito da mudança de foco é gerar uma nova perspectiva, para outros caminhos...
Mas, por que "conhecer a si mesmo" ajudará na solução do problema? Porque quando nos conhecemos, paramos de mentalizar insistentemente o mesmo problema e visualizamos outras alternativas para nossa vida.
Por isso, mude o foco: "Mude o foco e transmute isso... Metamorfoseie!"

terça-feira, 17 de julho de 2018

PERMACULTURA


Viver em harmonia com a Natureza sempre foi a base da Cultura Xamânica e das Religiões Pagãs. Hoje em dia, graças aos Indígenas, aos Aborígenes e aos Produtores Rurais, estamos reaprendendo a honrar o compromisso com nossa Mãe Terra. E isso já não era sem tempo!
O termo Permacultura surgiu em 1978 através de dois Ecologistas Australianos: Bill Mollison (Mestre) e David Holmgren (pós-graduando). Eles são considerados os "Pais da Permacultura".
Ao observarem o modo de vida integrado à Natureza, nas Comunidades Aborígenes da Austrália, eles iniciaram uma prática que passou a ser conhecida como Permanent Agriculture (Agricultura Permanente). Porém, mais tarde, o significado mudou para: Permanent Culture (Cultura Permanente).
Foi chamada de  Cultura Permanente, porque a Sustentabilidade Ecológica era a principal função desse modelo. Essa ideologia estendeu-se aos Assentamentos locais e aos Movimentos em favor da Preservação do Meio Ambiente. Depois, espalhou-se pelo Mundo como sinônimo de Produtividade associada à Autossustentabilidade.
Permacultura é uma solução viável para controlar a destruição do Meio Ambiente, porque segue alguns princípios básicos:
- Observação e interação com a Natureza;
- Obtenção e manutenção de rendimentos;
- Valorização dos serviços diversos, evitando desperdícios;
- Padronização dos modelos para integração total;
- Utilização de pequenas soluções, a curto e a longo prazo;
- Captação e armazenamento dos recursos renováveis;
- Diversificação e utilização dos elementos marginais do Ecossistema;
- Entre outras soluções e aplicações viáveis...
Com essas medidas práticas, o Sistema tornou-se integralizado e autossustentável. Dessa forma, foi possível sanar diferentes problemas.
Com  o Aumento Exponencial da População e o Avanço da Tecnologia Mundial, é imprescindível controlar o declínio dos Recursos Renováveis. Pois, a devastação dos Mananciais Terrenos está assustadoramente acelerado! Por isso, ou modificamos nossa conduta com relação ao Planeta, ou o próprio Planeta nos modificará...
Enfim, a Permacultura nos permite reavaliar nossa conduta perante a Degradação Ambiental acelerada, solucionando diversas questões emergentes.
Pra finalizar, jamais devemos esquecer que: "Se respeitamos a Mãe Natureza, o 'Pai Céu' agradece... E nossos antepassados nos felicitam!"

Material para baixar:

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Afinal, o que é o amor?


Os Cientistas comprovaram que o amor realmente existe e que ele ocorre em nosso organismo por  conta de determinadas substâncias.
Os Pesquisadores afirmaram que, quando estamos enamorados produzimos essas substâncias, que nos fazem ter determinadas reações, como: suar frio, tremer, gaguejar, enrubescer, desviar o olhar, entre outras coisas.
As reações ocorrem simultaneamente, desencadeando diferentes sensações por todo o corpo. Elas agem em 12 áreas diferentes do nosso cérebro e alteram totalmente nossa percepção das coisas!
Com elas somos alegres, vibrantes e apaixonados! Estamos sempre bem dispostos e encaramos as coisas com extremo bom humor.
As substâncias responsáveis por tudo isso são os hormônios: ocitocina, serotonina, dopamina,  feniletilamina, epinefrina (adrenalina), norepinefrina (noradrenalina) e as endorfinas (encefalinas).
Elas são conhecidos como "Hormônios da Felicidade", porque tornam a pessoa mais feliz...
Agora que você já sabe de tudo isso, sua próxima declaração de amor deve ser: "Eu te amo do fundo do meu cérebro, com todas as minhas substâncias envolvidas." 😉😍😖😂

segunda-feira, 21 de maio de 2018

DIVERSIDADE

Imagem relacionada

No dia 21 de maio comemora-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Nome comprido para dizer que somos "diversos" (diferentes) e ponto.
Somos a mistura de muitos indivíduos diferentes, que devem se aceitar e conviver... Afinal, ser diferente é natural e faz parte de nossa genética e de nossa evolução.
Complexidade genética, variedade de culturas, multiplicidade de raças, pluralidade de crenças. Tudo sinônimo de miscigenação.
A evolução das espécies exige essa miscigenação - essa mistura... Tanta "mistura" existe, por conta de diversos fatores externos (ambientais) e internos (hereditários).  É o que chamamos de etnia...
Etnia que favorece a diversidade de indivíduos. Indivíduos "concisos" em suas raças: matutos, caipiras, mulatos, indígenas, cafuzos, caboclos, sertanejos, aborígenes, imigrantes, arianos, pardos, mestiços, amarelos, mamelucos...
Uma diversidade de indivíduos mesclados de individualidade - evoluindo e coexistindo. Coexistência que simboliza uma existência simultânea de vontades, desejos, sonhos, aptidões, conhecimentos e interações.
Somos individualmente diferentes, mas "coexistimos". Coexistir significa conviver no mesmo tempo e no mesmo espaço. Coexistimos para evoluir! Evoluir significa transformar (transfigurar)...
Quando transfiguramos, transcendemos. Transcendemos a distância, transcendemos a diferença, transcendemos a discriminação. Transcendemos e aceitamos. Porque somente a aceitação nos torna semelhantes.
Somos ser, semelhante, pessoa, criatura, sujeito, personagem, humano, elemento, indivíduo, inteiro, singular, único, fulano, sicrano, beltrano...
Ou, apenas, seres semelhantes. É essa semelhança que faz a humanidade nossa de cada um. Apenas a humanidade de "ser" humano de verdade. E é o que somos: humanos!

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Você curte uma "PANC"?


As PANCS são aqueles vegetais que vemos nas ruas, nos jardins ou nas matas nativas e pensamos: "Será que é comestível?" ou "Será que faz mal!?" Assim como os animais domésticos já foram selvagens um dia, as plantas que consumimos com frequência também já foram "do mato".
A sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais foi idealizada pelos pesquisadores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi. Valdely é Botânico e Professor Universitário. Harri é Engenheiro Agrônomo e fundador do Instituto Plantarum. Juntos, eles pesquisaram e catalogaram plantas utilizadas por sertanejos, índios, caboclos, colonos, etc... e que curam!
Antigamente, as pessoas consideradas "matutos" porque eram do mato, alimentavam-se e curavam-se utilizando as vitaminas e os sais minerais de plantas comuns do seu dia a dia. Depois, essas plantas foram consideradas "daninhas", porque desenvolviam-se facilmente em qualquer solo ou condição.
Hoje em dia, muitas dessas plantas já estão no cardápio das pessoas. Elas deixaram de ser consideradas "selvagens", apesar de ainda serem colhidas no mato. Essas plantas são usadas em sucos, sopas, chás, saladas, sorvetes, conservas, doces, xaropes, temperos, cosméticos, etc.
Além de toda essa redescoberta, não podemos esquecer de citar a Sintropia de Ernst Gotsch, que ensina a viver da floresta. A Sintropia é uma cultura que mescla plantas nativas e plantas inseridas num mesmo Bioma. Muito utilizada para devolver a saúde ao solo e conservar a Biodiversidade.
Como disse Valdely: "Tudo foi mato um dia, até as pessoas descobrirem que aquilo se poderia comer..." Estamos voltando às origens para viver com mais saúde e mais Qualidade de Vida! Isso é PUNK demais! Claro que PANC (sigla) e PUNK (gíria) são termos com aplicações bem diferentes... ;)

Resultado de imagem para pancs
Resultado de imagem para tipos de plantas pancs

quinta-feira, 22 de março de 2018

A água nossa de todo dia!

Resultado de imagem para agua sagrada

Eu não sei você, mas eu sou daquelas pessoas que precisa beber muita água constantemente. Eu também gosto de "ver" a água por onde passo... Por isso mesmo, gosto de morar próximo a locais que possuem nascentes, córregos, rios, riachos, açudes, lagos, lagoas, cachoeiras, mar, etc. Seja como for, eu me sinto bem onde tem água...
A água é fundamental pra tudo! Ela é essencial para o equilíbrio hídrico de nosso organismo e para a perfeita realização de inúmeras funções. A água para o nosso corpo é como o combustível para o automóvel. Também temos as indústrias e as fábricas que necessitam de água para funcionar e produzir seus produtos. Mesmo assim, muitas vezes, esquecemos de beber água... Quando esquecemos de ingerir água, esquecemos de lubrificar nosso organismo. Nós deixamos de colocar nosso metabolismo em perfeito funcionamento. Afinal somos compostos por quase 70% de água!
Então, começamos a ter má digestão, intestino preso, gorduras no fígado, entupimento das artérias, problemas na bexiga, pedras nos rins,  juntas desgastadas,  ritmo cardíaco alterado, cansaço, estresse, etc. Enfim, todo o nosso corpo começa a entrar em colapso! Porém, em nenhum momento, lembramos de beber "mais" água.
A água não é apenas um mineral que existe para dar vida aos seres vivos, ela também sustenta todo o conjunto de rochas e minérios da Terra. Cientistas afirmam que a origem da vida se deu graças à água. Veja, o próprio planeta Terra é mais água do que terra! Ele possui em torno de 3/4 (três quartos) de água em sua totalidade. Ou seja, somente 1/4 (um quarto) é terra. Em torno de 75% (setenta e cinco por cento) é água! Por isso, muitos afirmam que o planeta Terra deveria se chamar "Planeta Água".
Além de tudo isso, existe um outro fator: a água se comunica com os seres vivos. Ela emite sinais que os animais e as plantas percebem e "captam" de alguma maneira... Na própria Meteorologia ficou comprovado que a água comanda todos os fenômenos. Através de suas moléculas, a água "conversa" sobre o que ocorre em seu meio interno ou externo... Por mais estranho que isso possa parecer, tudo foi comprovado cientificamente por Masaru Emoto, um cientista japonês. Ele fotografou a molécula da água e comprovou a alteração sofrida por sua estrutura molecular em diversas situações.
A base molecular da água é alterada pelas emoções e pelo ambiente que a cerca. Se estamos felizes, as partículas de água agitam-se de felicidade. Se estamos tristes elas demonstram essa tristeza. Se estamos raivosos temos uma molécula de água "irritada". Então, se a água pode ser alterada estruturalmente por determinadas situações, imagine o que ela faz dentro de nosso organismo!
Estamos vivos porque somos feitos de água! Beber água é saudável e indispensável. Agora, imagine se bebermos água com moléculas vibrando boa energia! Deve ser melhor ainda... Por isso mesmo, devemos cuidar da água. Sempre.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Quarentena ou Quaresma?

Imagem relacionada

As palavras quarentena e quaresma, possuem quase o mesmo significado e representam "um período de quarenta dias importantes para um determinado acontecimento."
É o tempo necessário para entender que existem dias, momentos ou épocas difíceis para todos nós...
Jesus também teve a sua Quarentena ou Quaresma. Nesse período Ele refletiu sobre a sua missão de vida.
Por mais complicado que tudo possa parecer, quando nos dispomos a vivenciar uma situação, nos dispomos a acreditar em alguma coisa e seguimos em direção daquilo que acreditamos.
Períodos de dificuldade podem durar pouco tempo ou uma vida inteira para algumas pessoas, pois "cada um possui a sua cruz particular para carregar".
Porque, infelizmente, não existe uma maneira "fácil" de viver ou de morrer. Não existem facilidades! Tudo é difícil e passageiro e todos nós precisamos passar por isso. "Estamos passando pelo mundo" desde que ele foi criado ou desde que ele começou a existir...
Dessa forma, a Terra é um Planeta de Passagem ou de Transposição. E passar quer dizer transpor... Transpor uma doença, transpor uma calamidade, transpor uma dificuldade, transpor a vida. É uma transposição constante; onde aprendemos a valorizar todos os momentos.
Com certeza, viver por viver ou morrer por morrer, não é o principal objetivo planetário. Deve haver uma razão maior ou algo mais profundo em tudo o que nos acontece.
Por isso, em sua "Quaresma Pessoal" reflita: o que você veio aprender aqui...? Creio que não importa a crença, essa é a principal pergunta na vida de qualquer um.
Tanto a Quarentena, quanto a Quaresma, representam momentos de reflexão sobre as dificuldades da vida.
Afinal, a nossa passagem por aqui é como uma "Quarentena" para o Cosmos; tão somente, um período de reflexão, recolhimento e aprendizagem pessoal.