As palavras quarentena e quaresma, possuem quase o mesmo significado e representam "um período de quarenta dias importantes para um determinado acontecimento."
É o tempo necessário para entender que existem dias, momentos ou épocas difíceis para todos nós...
Jesus também teve a sua Quarentena ou Quaresma. Nesse período Ele refletiu sobre a sua missão de vida.
Por mais complicado que tudo possa parecer, quando nos dispomos a vivenciar uma situação, nos dispomos a acreditar em alguma coisa e seguimos em direção daquilo que acreditamos.
Períodos de dificuldade podem durar pouco tempo ou uma vida inteira para algumas pessoas, pois "cada um possui a sua cruz particular para carregar".
Porque, infelizmente, não existe uma maneira "fácil" de viver ou de morrer. Não existem facilidades! Tudo é difícil e passageiro e todos nós precisamos passar por isso. "Estamos passando pelo mundo" desde que ele foi criado ou desde que ele começou a existir...
Dessa forma, a Terra é um Planeta de Passagem ou de Transposição. E passar quer dizer transpor... Transpor uma doença, transpor uma calamidade, transpor uma dificuldade, transpor a vida. É uma transposição constante; onde aprendemos a valorizar todos os momentos.
Com certeza, viver por viver ou morrer por morrer, não é o principal objetivo planetário. Deve haver uma razão maior ou algo mais profundo em tudo o que nos acontece.
Por isso, em sua "Quaresma Pessoal" reflita: o que você veio aprender aqui...? Creio que não importa a crença, essa é a principal pergunta na vida de qualquer um.
Tanto a Quarentena, quanto a Quaresma, representam momentos de reflexão sobre as dificuldades da vida.
Afinal, a nossa passagem por aqui é como uma "Quarentena" para o Cosmos; tão somente, um período de reflexão, recolhimento e aprendizagem pessoal.