sexta-feira, 20 de abril de 2018

Você curte uma "PANC"?


As PANCS são aqueles vegetais que vemos nas ruas, nos jardins ou nas matas nativas e pensamos: "Será que é comestível?" ou "Será que faz mal!?" Assim como os animais domésticos já foram selvagens um dia, as plantas que consumimos com frequência também já foram "do mato".
A sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais foi idealizada pelos pesquisadores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi. Valdely é Botânico e Professor Universitário. Harri é Engenheiro Agrônomo e fundador do Instituto Plantarum. Juntos, eles pesquisaram e catalogaram plantas utilizadas por sertanejos, índios, caboclos, colonos, etc... e que curam!
Antigamente, as pessoas consideradas "matutos" porque eram do mato, alimentavam-se e curavam-se utilizando as vitaminas e os sais minerais de plantas comuns do seu dia a dia. Depois, essas plantas foram consideradas "daninhas", porque desenvolviam-se facilmente em qualquer solo ou condição.
Hoje em dia, muitas dessas plantas já estão no cardápio das pessoas. Elas deixaram de ser consideradas "selvagens", apesar de ainda serem colhidas no mato. Essas plantas são usadas em sucos, sopas, chás, saladas, sorvetes, conservas, doces, xaropes, temperos, cosméticos, etc.
Além de toda essa redescoberta, não podemos esquecer de citar a Sintropia de Ernst Gotsch, que ensina a viver da floresta. A Sintropia é uma cultura que mescla plantas nativas e plantas inseridas num mesmo Bioma. Muito utilizada para devolver a saúde ao solo e conservar a Biodiversidade.
Como disse Valdely: "Tudo foi mato um dia, até as pessoas descobrirem que aquilo se poderia comer..." Estamos voltando às origens para viver com mais saúde e mais Qualidade de Vida! Isso é PUNK demais! Claro que PANC (sigla) e PUNK (gíria) são termos com aplicações bem diferentes... ;)

Resultado de imagem para pancs
Resultado de imagem para tipos de plantas pancs