segunda-feira, 21 de maio de 2018

DIVERSIDADE

Imagem relacionada

No dia 21 de maio comemora-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Nome comprido para dizer que somos "diversos" (diferentes) e ponto.
Somos a mistura de muitos indivíduos diferentes, que devem se aceitar e conviver... Afinal, ser diferente é natural e faz parte de nossa genética e de nossa evolução.
Complexidade genética, variedade de culturas, multiplicidade de raças, pluralidade de crenças. Tudo sinônimo de miscigenação.
A evolução das espécies exige essa miscigenação - essa mistura... Tanta "mistura" existe, por conta de diversos fatores externos (ambientais) e internos (hereditários).  É o que chamamos de etnia...
Etnia que favorece a diversidade de indivíduos. Indivíduos "concisos" em suas raças: matutos, caipiras, mulatos, indígenas, cafuzos, caboclos, sertanejos, aborígenes, imigrantes, arianos, pardos, mestiços, amarelos, mamelucos...
Uma diversidade de indivíduos mesclados de individualidade - evoluindo e coexistindo. Coexistência que simboliza uma existência simultânea de vontades, desejos, sonhos, aptidões, conhecimentos e interações.
Somos individualmente diferentes, mas "coexistimos". Coexistir significa conviver no mesmo tempo e no mesmo espaço. Coexistimos para evoluir! Evoluir significa transformar (transfigurar)...
Quando transfiguramos, transcendemos. Transcendemos a distância, transcendemos a diferença, transcendemos a discriminação. Transcendemos e aceitamos. Porque somente a aceitação nos torna semelhantes.
Somos ser, semelhante, pessoa, criatura, sujeito, personagem, humano, elemento, indivíduo, inteiro, singular, único, fulano, sicrano, beltrano...
Ou, apenas, seres semelhantes. É essa semelhança que faz a humanidade nossa de cada um. Apenas a humanidade de "ser" humano de verdade. E é o que somos: humanos!