domingo, 11 de novembro de 2018

QUALIDADE DE VIDA

Resultado de imagem para pessoa debilitada

Hoje em dia, muito se fala em Qualidade de Vida... No entanto, como as pessoas podem viver com qualidade em situações tão adversas?
Lembrando que Qualidade de Vida não deve ser confundida com "padrão de vida" - uma medida que mensura a qualidade e a quantidade de bens e serviços disponíveis.
Qualidade de Vida é o método utilizado para medir as condições gerais de vida de um ser humano: fisicamente, mentalmente e emocionalmente; além dos relacionamentos sociais e familiares do qual ele faz parte.
A  OMS (Organização Mundial da Saúde) desenvolveu um questionário para medir a Qualidade de Vida, que possui duas versões: o método de 100 questões e o método de 26 questões.
O questionário é definido por seis domínios: físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, meio ambiente e aspectos religiosos. Também é analisado nesse índice: a saúde, a educação, o poder de compra, a habitação, o saneamento básico, entre outras circunstâncias.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo grau de seu desenvolvimento humano e para ajudar a classificar os países como:
desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto);
em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto);
- subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo).
A cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas.
O IDH também é usado por organizações locais ou por algumas empresas para medir o desenvolvimento de diferentes Entidades Estaduais, Municipais e outras.
O IDH surgiu no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e no Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH). Os dois programas foram criados e lançados pelo Economista Paquistanês Mahbub Ul Haq, em 1990.
Além de Ul HaqAmatya Sen conseguiu finalizar o trabalho ao conceituar "capacidades e funcionamentos" em fórmulas simples.
Os dois Economistas passaram a trabalhar juntos para conseguir montar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mesmo com pensamentos e ideias divergentes entre si.
Enquanto Amatya Sen preocupava-se em capturar toda a complexidade das capacidades humanas em um único número, Ul Haq acreditava que era necessário mais que um número para chamar a atenção das autoridades.
Quando eles chegaram a um senso comum, apresentaram a proposta do IDH no PNUD... Outros economistas ajudaram no cálculo e na formulação do processo e da criação do RDH: Paul Streeten, Frances StewartGustav RanisKeith GriffinSudhir Anand e Maghnad Desai.
As estatísticas são compostas a partir de dados de: expectativa de vida, educação, padrão de vida, PIB, etc (recolhidos a nível nacional ou local).
Para cada cálculo são utilizadas diversas fórmulas matemáticas, com base econômica em: estatística, geometria, probabilidade e análise combinatória.
Por conta disso, mensurar a Qualidade de Vida de uma região é bem mais complexo do que se imagina. São necessários vários cálculos e análises, além de uma extensa pesquisa em toda a região.
Em seguida, existe a dificuldade para manter o índice de Qualidade de Vida já alcançado na região; visto que este é um desafio permanente das autoridades e do Poder Público local.
Sabemos que o Planeta está sobrecarregado de: moradores e moradias, entulhos e construções diversas... Viver com qualidade tornou-se um dos pré-requisitos básicos para uma vida saudável. E como fazer isso? Cuidando de si, de sua casa e de sua vizinhança.