As pessoas confundem muito as coisas, quando o assunto é doença autoimune. Criam um monte de ilusões sobre o problema e transformam tudo em doença contagiosa. Toda essa confusão gera discriminação e preconceito! Discriminação, porque as pessoas são desinformadas e misturam as informações. Preconceito, pois muitas doenças autoimunes provocam mudanças na aparência física.
O mais difícil no decorrer de todo o processo de uma doença autoimune é a dor gerada por seus sintomas ou por seus sinais. Essa dor pode ser física ou emocional, somática ou psicossomática. Somática quando o corpo transparece a doença e psicossomática quando o indivíduo sente a doença. Porém, nos dois processos (somatismo ou psicossomatismo), a doença autoimune dói da mesma forma.
Pra começar, a doença autoimune é genética ou gênica - pertence ao gene do próprio indivíduo. O contato jamais a transmite, justamente, porque ela é "auto" que significa a si mesmo. A palavra imune deriva de imunidade, que representa a defesa do organismo. Assim, auto+imune é defender a si mesmo. Portanto, doença autoimune, quer dizer, deixar de defender a si mesmo.
Cada doença autoimune possui um estágio (ciclo) contínuo que se repete após o primeiro acontecimento. Depois do primeiro episódio, os outros se seguirão independentemente... O organismo de algumas pessoas, por um fator genético e hereditário (o tal DNA), deixa de se defender perante algumas situações, desencadeando diversos ciclos e alterando o metabolismo e suas funções.
Sobre isso, existe alguma discordância entre os Pesquisadores e os Cientistas em geral. Alguns acreditam na genealogia, enquanto outros, descartam essa possibilidade.
Uma DAI (doença autoimune) é sempre um mistério para quem a desenvolve e para quem a estuda. O incômodo gerado por seu prognóstico é, muitas vezes, maior que a própria doença.
O surgimento de uma doença autoimune pode ocorrer em qualquer fase da vida de um ser humano. Os sinais nem sempre são visíveis e alguns sintomas são confusos. Por isso, o diagnóstico é demorado...
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças autoimunes são classificadas como doenças raras. As doenças raras são aquelas que são pouco conhecidas, porque atingem uma parcela ínfima da população.
De acordo com o NIH - National Institutes of Health (Instituto Nacional da Saúde), são classificadas 80 doenças, enquanto outras 40, estão sendo pesquisadas. Pra finalizar, citarei alguns exemplos mais conhecidos: LES (Lúpus Eritrematoso Sistêmico), Artrite Reumatoide, Diabetes Tipo 1, Esclerose Múltipla, Alopecia Areata, Vitiligo, Celíaca, Psoríase, etc. A lista completa está abaixo...
Material para complementar o assunto:
-> Progress in Autoimmune Diseases Research - National Institutes of Health (livro)
-> ANPIC - Associação Nacional dos Portadores de Imunodeficiência Primária Congênita
-> O delicado equilíbrio do sistema imunológico entre os pólos de tolerância e autoimunidade. (pdf)
-> ANPIC - Associação Nacional dos Portadores de Imunodeficiência Primária Congênita
-> O delicado equilíbrio do sistema imunológico entre os pólos de tolerância e autoimunidade. (pdf)