Nos últimos tempos falamos tanto em globalização, convivência e aceitação, que aprendemos a: integrar, respeitar, tolerar, solidarizar, igualar, aproximar, tocar, abraçar...
Contudo, nesse momento, devemos nos afastar e nos isolar. O isolamento, agora, deve ser encarado como um recolhimento, quase como um retiro...
Através do retiro, a pessoa busca o afastamento das coisas agitadas de sua vida, visando o autoconhecimento e o amadurecimento.
A partir de agora precisamos entender que, para conviver, devemos nos abster... Abster-se de apertos de mãos, abster-se de abraços, abster-se de toques, abster-se de beijos na face, abster-se de contatos íntimos. Apenas, abster-se.
A abstenção é uma forma de retiro interior, porque representa o afastamento daquilo que nos prejudica em determinado momento.A partir de agora precisamos entender que, para conviver, devemos nos abster... Abster-se de apertos de mãos, abster-se de abraços, abster-se de toques, abster-se de beijos na face, abster-se de contatos íntimos. Apenas, abster-se.
Quando nos abstemos voluntariamente, ampliamos nossa compreensão sobre tudo... E melhoramos nosso entendimento quanto às coisas do mundo.
O recolhimento representa uma ruptura entre o momento presente e o futuro, na busca por soluções adequadas para um determinado processo.