A palavra Comunidade refere-se a um determinado grupo de indivíduos que "comungam" os mesmos ideais. O termo originou-se do latim communitas, derivado de communas, que quer dizer: "comum".
Comum é tudo aquilo que possui paridade (parentesco) e que comunga dos mesmos propósitos. Ou seja, que possui similaridade, semelhança e uniformidade.
O conceito de "Comunidade Biológica" refere-se, em geral, às populações de espécies que habitam o mesmo local. Uma Comunidade pode ser tanto vegetal, quanto animal...
Ela também pode ser chamada de Biocenose ou Biota. No entanto, quando utilizamos os termos "Biota" ou "Biocenose" estamos nos referindo em escala abrangente a todas as populações de seres vivos que habitam a Biosfera Terrestre.
O termo "Biocenose" foi criado pelo Zoólogo alemão Karl August Möbius, em 1877, como forma de ressaltar a relação de vida comum a todos os seres que habitam uma determinada região.
O termo "Biota" surgiu em 1901 e foi proposto pelo Ecologista norueguês Leonhard Stejneger, para designar o conjunto de seres vivos que habitam determinado local em uma determinada época.
Dependendo a região a ser estudada, uma Biota pode ser: lagunar, bentônica, fitoplanctônica, marinha, terrestre, estuarina, aquática, etc.
Cientificamente falando os três termos Biota, Biocenose e Comunidade Biológica costumam ser utilizados de forma similar, porém, com aplicações bem distintas.
Para que uma Comunidade possa subsistir, ela necessita das condições bióticas e abióticas ideais ao seu desenvolvimento. Todas essas condições adequadas são reconhecidas por Habitat.
Um Habitat refere-se ao tipo de ambiente com condições físicas, químicas e biológicas adequadas à existência e à sobrevivência de uma determinada espécie.
O Habitat corresponde a uma pequena porção do Ecótopo (ou Biótopo). O Biótopo é o local onde se localiza determinada Comunidade.
O contato entre duas regiões distintas ou dois Ecossistemas chama-se Ecótono. Os Ecótonos são ambientes de transição (eco - de oikos = casa; tonus = tensão).
Não podemos confundir Biótopo com Biótono. Enquanto os Biótopos são ambientes físicos que indicam a localização de uma espécie, os Biótonos representam as transições de espécies no Meio Ambiente.
Um Biótono é uma região biogeográfica caracterizada por uma transição distinta de Comunidades Biológicas (ou Biotas). Um Biótono é bem mais visível em ambiente aquático, onde muitas espécies se misturam...
A vida no Planeta Terra depende da interação existente entre todos os seres vivos de uma Comunidade. Devido a essa interação, os ciclos vitais acontecem...
Dessa forma, é possível perceber a importância de cada Comunidade Biológica para o Meio Ambiente e a necessidade de sua preservação para a manutenção da Vida.
O Cientista responsável por estudar, pesquisar e classificar as Populações das Comunidades Biológicas é o Ecologista. A palavra Ecologia surgiu em 1866, através do Biólogo alemão Ernst Haeckel.
Já o Ambientalista é aquele que procura preservar as Comunidades existentes em uma determinada região. Todo Ambientalista trabalha em prol da Ecologia, pois auxilia na conservação do Meio Ambiente.
Pesquise melhor em: