Meu pai costumava usar essa frase constantemente: "Cadum com seu cadum!" (Meu pai era uma pessoa muito inteligente e perspicaz!)
Normalmente, ele usava essa frase para dizer que cada pessoa deve viver sua vida como bem desejar, pois cada um é responsável por si mesmo e por seus atos.
Com todos os últimos acontecimentos que envolveram a Pandemia, essa frase fez todo o sentido. Meu pai faleceu no ano passado, vítima de complicações respiratórias.
A Pandemia demonstrou na prática, como tudo o que fazemos pode influenciar outras pessoas, de alguma maneira ou de outra...
"Cadum com seu cadum!" significa que cada acontecimento, efetivamente, depende de cada pessoa. Mas, também, influencia direta ou indiretamente à todos que estão próximos ou distantes.
"Cadum com seu cadum!" também significa que o que eu penso ou o que eu sinto pertence somente a mim. Porém, também quer dizer que minhas atitudes devem ser pensadas e repensadas, pois as pessoas ao meu redor possuem o mesmo direito que eu ao seu "cadum".
O meu "cadum" pode ter um significado semelhante ao seu "cadum"... Ou seja, nós podemos compartilhar as mesmas ideias e os mesmos ideais; contudo, podemos viver "cadum" à sua maneira.
Viver "cadum com seu cadum" é possível, desde que reconheçamos o bem comum, onde todos dependem do respeito mútuo.
Enfim, se "cadum" cuidar bem de si mesmo, "cadum" poderá viver a vida como bem entender... E todos poderemos viver melhor!