Nos dias atuais estamos necessitando resgatar nossa "humanidade". Somos seres humanos que esquecemos de nosso maior atributo: o sentimento humano.
A Humanidade em si representa a Raça Humana, o Homem ou o Ser humano. Ou mais especificamente, representa o conjunto de todas as características peculiares ao próprio ser humano.
A palavra Humanidade também simboliza todo e qualquer sentimento de bondade ou benevolência em relação aos semelhantes, isso quer dizer: a compaixão, a piedade ou a afeição, com relação aos menos favorecidos.
O fato de "ser" humano é um atributo que expressa sentimento, tais como: bondade, benevolência, benignidade, magnanimidade, compaixão, pena, piedade, dó, misericórdia, clemência, caridade, compadecimento, enternecimento, beneficência, generosidade, sensibilidade, compreensão, brandura, mansidão...
Etimologicamente, a palavra humanidade deriva do latim hominum + aetate, onde hominum quer dizer "humano " e deriva de homines que significa "homem". A palavra de complemento: aetate, significa "idade" ou "era". Dessa forma, Humanidade pode ser traduzida como a "Era dos Homens".
Derivando da palavra Humanidade, temos a palavra Humanitário que provém do latim humanitariae, que significa: todo aquele que se dedica em promover o bem-estar de outrem...
Da palavra Humanitário, provém a palavra Humanitarismo, em latim humanitarianism, que representa uma ação social que manifesta o bem comum...
Enfim, podemos filosofar sobre muitas questões envolvendo a Humanidade do Ser Humano, bem como, sobre todas as palavras derivadas e associadas a esse sentido. Entretanto, "filosofar" sem agir de nada adianta para melhorar nossa Humanidade.
Para finalizar vou citar uma pequena passagem extraída de livros antigos: "Dizem que os Anjos eram puros quando desceram à Terra. Eles, porém, conheceram a Raça Humana... Então, se perderam na própria Humanidade!"