A higiene é uma necessidade básica, fundamental e indispensável para a sobrevivência humana. Afinal, uma boa higiene pessoal é essencial para uma vida saudável.
Em latim, a palavra higiene é composta por dois termos: valetudinis curandae, que significam, respectivamente, saúde e ser tratado. Quer dizer, a higiene representa aquilo que precisa ser tratado para se ter saúde.
Higiene é sinônimo de asseio, assepsia, limpeza, salubridade, saneamento, etc. Por isso, muito mais do que limpar, higienizar significa: sanitizar, purificar, assear, depurar, sanear, desinfetar, etc.
Normalmente, quando pensamos em higiene nos vêm à mente: lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, etc. Entretanto, muito mais do que o asseio pessoal, a higiene geral interfere na Qualidade de Vida do ser humano.
Quer dizer, um ambiente poluído pode ocasionar: estresse, desânimo, apatia, cansaço, infelicidade, tristeza, angústia, entre tantos outros sentimentos negativos.
Por isso, a higiene é algo vital, básico, primordial, fundamental, essencial, indispensável, imprescindível, obrigatório, substancial, relevante e tão importante para a sobrevivência humana.
Seria muito bom, se todas as pessoas tivessem acesso aos benefícios de um ambiente limpo e organizado... Infelizmente, encontramos no mundo inteiro diversas situações em que a falta de saneamento básico está presente, principalmente entre a população carente.
Mas, como nós só podemos fazer por nós mesmos, principalmente nesse momento... Cabe a cada um de nós fazer a sua parte, cuidando bem de sua casa, de sua rua e de sua Comunidade.
Mais do que nunca, higienizar é preciso! Higienizar com consciência e com frequência... E sem desperdício, claro.