quarta-feira, 6 de abril de 2022

Da senciência à consciência!


Diante de tudo o que está acontecendo no Mundo nos últimos tempos, somos obrigados a refletir sobre nós mesmos. São muitos acontecimentos que mexem com nossa consciência humana, pois afetam a vida de todas as pessoas.
Somos seres sencientes, porque sentimos o que está acontecendo ao nosso redor... E como sentimos, temos a capacidade de nos sensibilizar com a dor. Ser um ser senciente, não nos torna melhores ou piores, apenas nos possibilita sentir as sensações. 
A senciência nos ajuda a desenvolver a consciência, que nos faz refletir entre o bem e mal, o certo e o errado, o justo e o injusto, o verdadeiro e o falso, entre tantos outros valores. Ou seja, o que nos faz agir conforme a moral é a intenção, que é diferente de instinto, que é apenas um impulso.
Em qualquer situação, somos impulsionados a nos manter vivos. Esse é o nosso instinto! Por isso, lutamos pela sobrevivência a todo momento. Agora, como nos manteremos vivos e como lutaremos pela sobrevivência, essa é a nossa intenção!
Podemos lutar pela vida sem agredir e sem ferir qualquer criatura... Mas, assim como os animais predadores, que são caçadores, nós também podemos agir instintivamente e matar para sobreviver. Entretanto, quando fazemos isso, estamos nos distanciando da consciência humana.
Atualmente, percebemos que muitos animais adquiriram uma consciência "quase humana", e passaram a agir conforme os humanos em algumas situações. Para a Biologia, isso representa uma etapa importante na evolução.
Se os animais evoluem até se aproximarem dos seres humanos em suas ações, como evoluem os humanos nessas questões? Infelizmente, não é isso que visualizamos no cotidiano de muitas cidades.
Os últimos acontecimentos planetários nos fazem questionar a evolução da Raça Humana, bem como, a herança de seu legado para as futuras gerações. Isso porque, muitas pessoas estão agindo sem senciência e sem consciência alguma!
Humanos que não se sensibilizam com a dor alheia, simplesmente, deixaram de ser "humanos". Se nos desumanizamos, regredimos, pois voltamos a agir como animais irracionais.
Enfim, espero sinceramente que, a nossa senciência nos dê a consciência necessária para melhorar, como seres humanos que somos.