Nos últimos anos os Cientistas começaram a dar mais atenção a um órgão que era pouco valorizado pela Ciência Humana: o Intestino...
Devido aos Avanços Científicos, muitos Pesquisadores perceberam uma intrincada relação de interdependência entre os neurônios e o Intestino. Em algumas publicações científicas, os estudiosos afirmaram que o Intestino pode ser considerado o Segundo Cérebro do Corpo Humano.
O Intestino é um Órgão que faz parte do Sistema Digestivo (Digestório). Enquanto o Estômago tem a função de digerir o alimento, o Intestino é responsável por absorver os nutriente e eliminar os restos não digeridos. Para tanto, o Intestino divide-se em 2 porções: Intestino Delgado e Intestino Grosso.
O Intestino Delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e os nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Quer dizer, no Intestino Delgado os alimentos digeridos são absorvidos. E no Intestino Grosso, os restos alimentares são eliminados (defecados). Ou seja, enquanto o Intestino Delgado é o Órgão da "Absorção", o Intestino Grosso é o Órgão da "Eliminação".
Metricamente esticado, o Intestino é um órgão que mede de 7 a 9 metros de comprimento. Quer dizer, ele é praticamente 4 vezes o tamanho da pessoa! E embora o Intestino represente em torno de ¾ do Sistema Digestivo (75%), é muito raro o desenvolvimento de câncer nesse Órgão.
Outra informação importante, é que no Intestino existem as Artérias Mesentéricas, interligadas à Aorta Abdominal. Essas Artérias são responsáveis por nutrir os Órgãos dessa região... Por isso, elas são importantíssimas!
Agora, uma piadinha para descontrair: Os órgãos do Corpo Humano estavam discutindo, sobre quem seria o mais importante de todos... O Coração falou: "Se eu parar de bombear o sangue, a pessoa morre!" Nisso o Pulmão respondeu: "Mas se eu parar de absorver o ar, a pessoa também morre!" O Cérebro então disse: "Vocês não sabem que quem comanda tudo sou eu?" Nisso, uma voz que vinha lá de baixo falou: "Eu, eu, eu sou o mais importante de todos!" E todos os outros órgãos olharam na direção do ânus... E começaram a rir! Então, ele completou: "Se eu parar de evacuar, quero ver quem funciona aí em cima!"
Essa anedota retrata muito bem a importância da evacuação... E como devemos prestar atenção aos recados de nosso Sistema Digestivo! Existem alimentos que "soltam" e alimentos que "prendem" o Intestino. Assim como existem doenças e outros fatores que ocasionam a redução ou o aumento no volume de fezes.
A Constipação, conhecida como Obstipação ou Prisão de Ventre, "prende" o Intestino e diminui o número de evacuações. Já a Diarreia ou Intestino Solto, "solta" o Intestino e aumenta o número de evacuações.
Tanto a Constipação, quanto a Diarreia, são desarranjos intestinais, ocasionados por algum problema interno, por isso, qualquer desarranjo deve ser investigado por um Especialista.
O Intestino possui inúmeras funções importantes junto ao Organismo... E, apesar de ser pouco valorizado, é ele que possibilita ao Corpo Humano absorver Água e Nutrientes, além de eliminar as Toxinas. Ou seja, tudo o que ingerimos passa pelo Intestino!
Enfim, existe muita coisa para aprender sobre o Intestino, e entender como esse órgão funciona é de suma importância... Afinal, vivemos porque comemos e tudo o que comemos passa pelo Intestino!
Alguns documentos interessantes para você ler mais sobre o assunto: