Muito se fala sobre Saneamento Básico, mas pouco se sabe sobre o assunto... Quer dizer, ouvimos dizer que o Brasil tem muitas áreas sem Saneamento Básico, entretanto, nem imaginamos a verdadeira extensão dessa afirmação!
A palavra sanear deriva do latim saneare que quer dizer: tornar higiênico, tornar limpo e asseado. Saneare, por sua vez, deriva etimologicamente da palavra sanus, que significa apenas: saudável, sadio ou são.
Portanto, podemos entender que sanear, quer dizer: limpar, higienizar, tratar... E saneamento significa, simplesmente, higiene. Então, quando nos referimos ao Saneamento Básico, estamos nos referindo aos cuidados de higiene à que todos têm direito... Tais como: tomar banho, escovar os dentes, usar um vaso sanitário, lavar uma louça ou uma roupa, etc.
Esses cuidados são essenciais e fundamentais para a subsistência, pois permitem ao ser humano viver e conviver com dignidade e com saúde. A convivência é, de fato, um dos maiores privilégios da Humanidade... No entanto, quando falta o básico para a higiene, torna-se impossível conviver!
Por isso, quando uma necessidade básica se transforma em problema, então, alguma coisa está errada... Pois, se falta o básico, todo o resto também faz falta! Precisamos entender que a higiene é fundamentalmente necessária para a nossa saúde! E jamais podemos nos esquecer que saúde é vida!
Todos os dias nós nos movimentamos, nos alimentamos, urinamos, evacuamos, trabalhamos, descansamos, nos higienizamos, etc. Tudo isso, com o propósito de conviver com os outros, mas sem causar constrangimento à ninguém!
Sem higiene, é impossível comer, dormir, conviver, existir e coexistir... Portanto, o Saneamento Básico é primordial para o Ser Humano, para o Planeta e para a Vida!