segunda-feira, 30 de abril de 2012

DESAPEGO


Quando falamos de desapego, imediatamente imaginamos o altruísmo da doação espontânea. Imaginamos abrir mão de tantas coisas desnecessárias e que ocupam espaço em nossas vidas!
O gesto da doação é maravilhoso, porque nos preenche de satisfação e melhora nossa autoestima. Mas, aqui refiro-me a um processo de desapego muito maior e mais abrangente - um processo de desapego interior...
Vivemos para aprender a nos desapegar das coisas e das pessoas. E até aprendemos a fazer isso muito bem, com o passar do tempo... No entanto, ainda precisamos aprender a nos desapegar emocionalmente.
O desapego emocional refere-se a nós mesmos e a tudo o que nos envolve psicologicamente. Ele representa a nossa psique humana: o inconsciente (id), o pré-consciente/subconsciente (ego) e o consciente (superego).
Cada vez que desapegamos de alguma situação, ocorre uma mudança intensa em nossos níveis de consciência... Ocorre uma transformação no id, no ego e no superego.
Desapegar de bens materiais é muito mais fácil do que desapegar de nossos sentimentos ou de nossos pensamentos. Os sentimentos e os pensamentos estão dentro de nós e fazem parte de nossa história de vida. 
Desapegar de sentimentos representa desapegar das situações que estão relacionadas a esses sentimentos... Ao mesmo tempo em que desapegamos de todos os pensamentos relacionados a esses sentimentos.
Esse tipo de desapego é o mais difícil e despretensioso de todos! Simplesmente, porque representa a nossa evolução.