A Taxonomia também pode ser chamada de Classificação Científica ou Classificação Biológica dos Seres Vivos.
A Taxonomia estuda, classifica e organiza todos os Seres Vivos da Biosfera, sejam eles extintos ou não extintos...
Para estudar todos os seres existentes se faz necessário considerar cada indivíduo (organismo) como único. Para tanto, observam-se suas similaridades e suas particularidades.
Por isso, mesmo uma espécie extinta entra na classificação. Afinal, inclusive um fóssil, um dia já foi um ser vivo!
Antigamente, os Seres Vivos formavam um grande domínio único, chamado de Super Domínio.
Entretanto, como tudo evolui, a Ciência evoluiu e algumas classificações foram modificadas. Hoje em dia, são considerados três domínios: Bactéria, Archaea, Eukarya.
O Super Domínio dos Seres Vivos divide-se em 5 Reinos: Monera, Fungi (Fungos), Protista (Protoctista), Plantae (Vegetal) e Animalia (Metazoa).
Dentro de cada Reino, entram as subdivisões conhecidas como Filo. A palavra Filo refere-se a Filogênese, que estuda o agrupamento e sua origem. Por exemplo: Filo Chordata - que possui cordão...
Em seguida, cada Filo subdivide-se em: Classe. A Classe observa algum detalhe abrangente do grupo em questão. Por exemplo: Mammalia - todos os espécimes mamam.
Em cada Classe, os indivíduos são agrupados em uma Ordem em que se observam os aspectos que sucedem a evolução daqueles organismos. Por exemplo: Depois que eles mamam, eles comem carne; portanto, Ordem Carnívora.
Dentro das Ordens os seres podem ser agrupados em Famílias. Cada Família distingue e analisa o Gênero que domina aquela Espécie de Indivíduo. Quer dizer: seu nome e seu sobrenome.
Por exemplo: a Espécie Canis Familiares, refere-se ao espécime (Gênero) Canis, portanto, "Cães". Os Cães são da Família Canidae. Dessa forma, sabemos que eles são classificados na Ordem dos Carnívoros e na Classe dos animais que mamam (Mammalia). Os Cães são do Subfilo Vertebrados, pertencentes ao Filo Chordata. E claro, eles são do Reino Animalia... Ou seja, os cães são animais mesmo!
Falar de cães é muito fácil, porque os conhecemos melhor. No entanto, existem animais e outros organismos com características confusas e que exigem muita perspicácia na averiguação e na classificação.
Por exemplo: o Ornitorrinco, a Baleia, o Morcego, um Cnidário, um Pólipo, uma Medusa, entre outros...
Os Cientistas que nos auxiliaram na compreensão estrutural dos Seres Vivos são inúmeros... Aqui, cito alguns: Linnaeus, Lamarck, Darwin, Mendel, Haeckel, Henning, Whittaker, Woese, etc.
Contudo, se formos estudar desde o princípio todas as Descobertas Científicas que corroboraram para a compreensão do que significa (verdadeiramente) um espécime vivo, temos que iniciar com os Filósofos e enunciar todos os Grandes Estudiosos da Humanidade.
Sugestão de material para estudo e pesquisa sobre esse assunto: