sábado, 14 de dezembro de 2019

FRATERNIZE!



Fraternize é uma palavra mais utilizada em inglês. Em português, ela significa: confraternizar. A diferença entre português e inglês está na tradução literal da palavra.
Para a Língua Portuguesa "fraternize" representa "agir como irmãos". Em inglês ela possui um significado bem mais amplo e abrangente, tipo: associar-se a alguém mesmo que ele não seja seu irmão.
Durante as festas de Ação de Graças para os Americanos e Final de Ano no Brasil, muitas palavras entram no vocabulário diário da população, como: solidariedade, fraternidade, confraternização, bondade, união, entre tantas outras.
As pessoas sentem-se tocadas por um Espírito de Amor Universal e agem de forma mais altruísta com o seu semelhante. Muitos se tornam mais carismáticos e generosos.
Essa aproximação com o outro gera empatia e afinidade, transformando as Festividades em eventos propícios para a realização de inúmeros propósitos.
A maioria percebe no próximo um traço de semelhança parental, que provém dos primórdios da Humanidade. É como se recordássemos quem nós somos de verdade e porque estamos aqui...
Enfim, em qualquer lugar e a qualquer hora, a confraternidade pode ser uma prática diária de boas ações. Para tanto, basta que essas ações sejam genuínas e carregadas de boa intenção.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

SERENDIPITY

Imagem relacionada

A palavra serendipity é de origem inglesa e significa "acaso" ou "destino". No nosso vocabulário ela é o mesmo que serendipidade ou serendipismo.
Essas palavras são pouco conhecidas ou usuais, mas o significado é constantemente utilizado...
Serendipity foi usada pela primeira vez em 1754, pelo escritor britânico Horace Walpole, no Conto Infantil "Os três Príncipes de Serendip". O conto relata as aventuras vividas pelos príncipes, com descobertas inusitadas em acontecimentos inesperados.
No dicionário da Língua Portuguesa, serendipismo ou serendipidade representa a capacidade inata de algumas pessoas em realizar descobertas afortunadas e que podem mudar a sua vida.
Em nossa vida diária, muitas vezes, somos surpreendidos por situações benéficas e que chamamos de "boa sorte". Alguns se referem a esses acontecimentos como oportunidade.
Reconhecer os sinais que indicam a solução de um problema é serendipity. Toda descoberta feliz e proveitosa é serendipity. A sagacidade em encontrar o que se procura é serendipity.
O bom acontecimento, o acaso, o destino, a casualidade, a sorte ou a oportunidade pode representar, na verdade, o "merecimento" que cada ser humano possui.
Independente do nome que usamos para definir os bons acontecimentos da vida, o importante é reconhecermos esses acontecimentos no momento que eles acontecem!
Então, serendipity happy!

Resultado de imagem para zusammen kommt was zusammen gehört

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

A vida é uma grande travessia...

Resultado de imagem para paisajes de bosques y cascadas

Na vida estamos sempre atravessando alguma situação. Um atravessar constante de situações boas ou ruins...
Podemos comparar cada situação a uma ponte. Pontes novas e pontes velhas, pontes largas e pontes estreitas, pontes longas e pontes curtas, pontes firmes e pontes escorregadias, pontes iguais e pontes diferentes, pontes de todos os tamanhos e de todos os materiais. Pontes difíceis de atravessar e pontes fáceis de atravessar...
A palavra travessia deriva de atravessar. Ela representa a ação de passar de uma região a outra ou de um lado a outro. Atravessar é o mesmo que passar, transpor, percorrer, superar...
Quando passamos por um caminho, estamos carregando uma lição e aprendemos alguma coisa com aquele acontecimento.
Quando transpomos um obstáculo, enfrentamos inúmeras dificuldades e reconhecemos nossas fraquezas através de nossos sentimentos.
Quando percorremos uma distância, compreendemos nossos limites e passamos a valorizar os pequenos detalhes.
Quando superamos as adversidades, entendemos melhor as escolhas pessoais de cada um.
Nossa vida é feita de todas as experiências que adquirimos durante o percurso da travessia.
Ao atravessarmos para o outro lado, as experiências nos acompanharão... Mas, deixaremos aos outros a nossa passagem como exemplo.

Resultado de imagem para ponte na africa do sul

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Nossa Sociedade: amizades, famílias e parcerias.

Resultado de imagem

Depois de milhares de anos, o homem aprendeu a conviver em Sociedade. Bom, pelo menos é o que parece... Na definição, Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada.
Juridicamente explicando, uma Sociedade pode ser considerado o mesmo que: Coletividade, Grupo, Comunidade, Associação, Facção, Agremiação, Assembleia, Federação, Congregação, Conclave, Corporação, Congresso, Agrupamento, Concílio, etc.
O indivíduo social está inserido em um espaço próprio, onde é obrigado a seguir um conjunto de leis. Essas Leis podem gerar concordâncias e discordâncias e implicar em convergências e divergências.
Com as divergências, o homem aprendeu a separar... Surgiram Leis que determinaram quem poderia pertencer a um "determinado" grupo e quem deveria ser excluído.
Na divergência de opiniões, o homem conheceu o ódio. As divergências deflagaram inúmeras guerras, com disputas por: território, riquezas, religião, etc.
Foram milhares de anos de dor e sofrimento, até o homem perceber que se matasse a todos que coexistiam entre si, o Planeta se tornaria inabitável!
As convergências transformaram o homem em um ser mais politizado: constituiu família, criou laços de amizade e formou hierarquias.
Portanto, chegar até aqui foi uma longa trajetória: de divergências e de convergências!
Ainda bem que no decorrer da História existiram indivíduos que lutaram pela paz. Eles deram a vida para provar a importância da convivência. Através dessas pessoas, o homem aprendeu o amor e entendeu que precisa "conviver".
Conviver significa isso mesmo: concordância e discordância! Muitas vezes, concordamos com os pontos de vista dos outros, outras vezes, não concordamos.
Concordar ou discordar não nos torna melhores ou piores, apenas, nos torna diferentes. Ser diferente é perfeito! Porque são as diferenças que nos constroem e nos completam...

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

INDIVÍDUO


Indivíduo quer dizer "indiviso" ou único. Numericamente, refere-se ao numeral um. Em Filosofia é a pessoa. Em História é cada criatura. Em Medicina representa o Ser Humano. No Direito indica a Identidade. Em Sociologia refere-se ao cidadão. Em Antropologia indica o homem. Em Biologia é todo organismo vivo. Em Psicologia é a personalidade. Em Língua Portuguesa representa o sujeito. Na Física é o elemento. Nas Artes é o personagem.
A palavra indivíduo possui inúmeros significados e diferentes aplicações. Mas, veja que interessante: enquanto indivíduo quer dizer "único", identidade significa "idêntico". São duas qualidades diversas. Ou seja, ele pode ser único e idêntico ao mesmo tempo.
Já a palavra criatura pode representar o ser humano. E todo ser humano é uma pessoa. Porém, enquanto ser humano é o homem, criatura é todo ser vivo.
Outra consideração está no elemento, no sujeito e no personagem. Elemento é qualquer componente do Universo. Mas, sujeito e personagem são seres presentes em um campo de atuação.
O que também está presente dentro de um campo de atuação é o cidadão. A palavra cidadão é o reconhecimento de que a personalidade do indivíduo é ele mesmo.
Quando falamos de personalidade, falamos também de personagem ou de sujeito. Uma pessoa pode ser: o sujeito, o personagem ou a personalidade. Como também, pode ser: humano ou criatura, homem ou qualquer ser...
Um personagem da Vida, Organismo Vivo da Humanidade, elemento fundamental da Natureza, cidadão atuante na Sociedade, criatura criada à imagem e semelhança do Criador!
Enfim, indivíduo é o ser, com todos os seus defeitos e com todas as suas qualidades. É a junção de todos os pensamentos e sentimentos. Indivíduo é cada um de nós! E representa aquilo que nós fomos, aquilo que nós somos e aquilo que nós seremos.

Sugestão de material sobre o assunto:
-> O Ser Quântico.pdf
-> O indivíduo e a pessoa (TCC).pdf
-> Pessoa, indivíduo e sujeito (artigo).pdf
-> A Sociedade dos Indivíduos (livro).pdf
-> Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade (artigo).pdf

sexta-feira, 5 de julho de 2019

BIODIVERSIDADE


Escrever sobre Biodiversidade é o mesmo que escrever sobre nós. Porque nós fazemos parte da variabilidade de espécies que habitam esse Planeta. Por isso, quando utilizamos o termo Biodiversidade, entendemos que estamos falando de VIDA.
A palavra Biodiversidade foi utilizada pela primeira vez em 1985. Mas, ganhou destaque no ano seguinte, quando Eduard Osborne Wilson efetivou o termo em suas Publicações Científicas. Ele é considerado o Pai da Biodiversidade.
Biodiversidade é o mesmo que Diversidade Biológica. Assim como "biodiversidade", a palavra "vida" também possui um significado amplo e com muitas aplicações.
A Biologia é o estudo da Vida e a Biodiversidade é o estudo de todas as formas de vida. Entendemos por "forma de vida" cada espécie que habita o Planeta Terra.
A vida que ocupa todos os recônditos da Terra só é possível, por conta de toda variabilidade genética existente. O gene é o material primordial que dá origem a cada espécie, a cada ser vivo existente.
No entanto, estamos sofrendo perdas gradativas e contínuas de todo esse material... Quando um gene se perde para sempre, a continuidade da vida se perdeu!
Como o ser humano é biodiverso, ele também carrega o gene da vida e está incluso no material que deve ser preservado. Biologicamente, o homem aproxima-se da extinção, cada vez que uma espécie acaba...
Entenda, se não preservarmos todo o material genético que compõe a Natureza, nós seres humanos, corremos o risco de extinguirmos a vida, porque fazemos parte da Biodiversidade do Planeta!
Witchy Wandering | Anime scenery, Aesthetic gif, Aesthetic anime

quinta-feira, 6 de junho de 2019

A dor nas doenças autoimunes.

Resultado de imagem para ビッグ より 大きい サイズ 女の子 おむつ

As pessoas confundem muito as coisas, quando o assunto é doença autoimune. Criam um monte de ilusões sobre o problema e transformam tudo em doença contagiosa. Toda essa confusão gera discriminação e preconceito! Discriminação, porque as pessoas são desinformadas e misturam as informações. Preconceito, pois muitas doenças autoimunes provocam mudanças na aparência física.
O mais difícil no decorrer de todo o processo de uma doença autoimune é a dor gerada por seus sintomas ou por seus sinais. Essa dor pode ser física ou emocional, somática ou psicossomática. Somática quando o corpo transparece a doença e psicossomática quando o indivíduo sente a doença. Porém, nos dois processos (somatismo ou psicossomatismo), a doença autoimune dói da mesma forma.
Pra começar, a doença autoimune é genética ou gênica - pertence ao gene do próprio indivíduo. O contato jamais a transmite, justamente, porque ela é "auto" que significa a si mesmo. A palavra imune deriva de imunidade, que representa a defesa do organismo. Assim, auto+imune é defender a si mesmo. Portanto, doença autoimune, quer dizer, deixar de defender a si mesmo.
Cada doença autoimune possui um estágio (ciclo) contínuo que se repete após o primeiro acontecimento. Depois do primeiro episódio, os outros se seguirão independentemente... O organismo de algumas pessoas, por um fator genético e hereditário (o tal DNA), deixa de se defender perante algumas situações, desencadeando diversos ciclos e alterando o metabolismo e suas funções.
Sobre isso, existe alguma discordância entre os Pesquisadores e os Cientistas em geral. Alguns acreditam na genealogia, enquanto outros, descartam essa possibilidade.
Uma DAI (doença autoimune) é sempre um mistério para quem a desenvolve e para quem a estuda. O incômodo gerado por seu prognóstico é, muitas vezes, maior que a própria doença.
O surgimento de uma doença autoimune pode ocorrer em qualquer fase da vida de um ser humano. Os sinais nem sempre são visíveis e alguns sintomas são confusos. Por isso, o diagnóstico é demorado...
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças autoimunes são classificadas como doenças raras. As doenças raras são aquelas que são pouco conhecidas, porque atingem uma parcela ínfima da população.
De acordo com o NIH - National Institutes of Health (Instituto Nacional da Saúde), são classificadas 80 doenças, enquanto outras 40, estão sendo pesquisadas. Pra finalizar, citarei alguns exemplos mais conhecidos: LES (Lúpus Eritrematoso Sistêmico), Artrite Reumatoide, Diabetes Tipo 1, Esclerose Múltipla, Alopecia Areata, Vitiligo, Celíaca, Psoríase, etc. A lista completa está abaixo...

Material para complementar o assunto:
Imagem relacionada

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Síndrome do Intestino Irritável

Resultado de imagem para irritable bowel syndrome

Um problema que afeta diversas pessoas no mundo todo é a SII (Síndrome do Intestino Irritável) ou IBS (em inglês: Irritable Bowel Syndrome). Também pode ser chamada de Síndrome do Cólon Irritável - nomenclatura menos usual.
Porque esse nome "Síndrome do Intestino Irritável"? Síndrome, porque é um conjunto (uma associação) de sintomas. Intestino, pois o início ocorre a partir desse órgão. Irritável, porque as paredes internas do intestino, a famosa flora intestinal, ficam "irritadas" em contato com determinados alimentos.
O mais difícil desta Síndrome são os ciclos da doença. A pessoa intercala períodos de constipação com obstipação. Nos períodos de obstipação ocorre a diarreia e nos períodos de constipação ocorre a prisão de ventre. Esse desarranjo enfraquece a flora intestinal e ocasiona diversos problemas.
O intestino é um órgão importantíssimo na absorção de alimentos e quando está doente prejudica todo o bem estar pessoal. Além de ser considerado o segundo cérebro de nosso corpo, o intestino é responsável, em grande parte, por manter nossa imunidade equilibrada.
Para controlar a SII e regular o intestino, a pessoa deve passar por uma uma reeducação alimentar. Ela precisa conhecer bem seu organismo para saber que alimentos "soltam" ou que alimentos "prendem" seu intestino.
Outra coisa importante, a pessoa que sofre da Síndrome deve realizar atividades que suavizem os sintomas, para manter a funcionalidade necessária ao intestino.
Na fase de ressecamento intestinal, o ideal é utilizar supositório de glicerina, para evacuar melhor e evitar fissuras anais. Existem os medicamentos laxativos, os quais devem ser evitados, pois agridem ainda mais mais a flora intestinal.
Essa é uma doença muito confundida com alergia ou intolerância alimentar, porque os sintomas são muito similares. Por ser de difícil diagnóstico, muitos indivíduos demoram para descobrir que a possuem...

Sugestão de alguns materiais sobre o assunto:
Imagem relacionadaImagem relacionada

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Você é sensível, intolerante ou alérgico?


Muitas pessoas têm uma vida normal até certa idade, sem alergias ou sensibilidades e de repente, tudo muda! De uma hora pra outra e sem o menor aviso prévio, a pessoa precisa evitar: leite, ovos, farinha, crustáceos, amendoim, entre outros produtos. Sem contar outras interferências, como: clima, pólen, cosméticos, poeira, etc.
Há uma explicação para isso: enquanto envelhecemos, nosso Código Genético (o famoso DNA) vai assimilado, ano após ano, suas informações. O DNA possui milhares de anotações sobre nós e sobre nossos familiares. Ao chegar em determinado ponto do código, aparece uma marquinha diferente (herança de algum antepassado esquecido), que modifica a forma como a informação estava sendo interpretada até aquele momento.
Enquanto alguns "adquirem" alergias, sensibilidades ou intolerâncias, outros já nascem assim... Existem recém-nascidos que evitam o aleitamento materno, por conta da sensibilidade à lactose. Outros bebês nascem e parecem bem, porém, começam a demonstrar sensibilidade a diversos produtos de higiene. Alguns desenvolvem-se normalmente e as intolerâncias ocorrem, somente, nas mudanças de fase. Ou seja, de uma forma ou de outra, qualquer pessoa pode, em um momento ou outro, apresentar os sintomas das múltiplas alterações orgânicas.
Por isso, é importante saber a diferença de uma coisa para outra:
ALERGIA - é uma reação inesperada a uma substância específica. Por isso, pode ser chamada de "reação alérgica". O indivíduo precisa evitar aquela substância, pois as reações podem variar de uma simples coceira até uma parada respiratória.
INTOLERÂNCIA - é a rejeição do organismo a determinado produto. Quando o organismo rejeita o produto, ocorrem algumas alterações no metabolismo, como: gases, diarreia, cólicas, dores de cabeça, entre outros. Na intolerância a pessoa pode consumir pequenas quantidades do alimento, sem sofrer consequências graves. Ocorrem, apenas, os conhecidos distúrbios ou desarranjos.
SENSIBILIDADE MÚLTIPLA - é a resposta do organismo a diferentes substâncias que produzem uma ação semelhante em nosso corpo. Ou seja, qualquer substância produzirá o mesmo efeito reativo ao organismo. A sensibilidade múltipla pode ser química ou biológica. Química: quando é ocasionada por drogas lícitas ou ilícitas. Biológica: quando é provocada por agentes do meio ambiente.
As alergias fazem com que o indivíduo apresente hipersensibilidade e autoimunidade, causando reações imediatas. As intolerâncias são mais vagarosas e demoram para aparecer, ocasionando distúrbios gástricos. As sensibilidades causam um conjunto de reações complexas em exposição ao agente causador.
Para tudo isso acontecer são necessários os famosos "gatilhos". Gatilho é aquilo que desencadeia o processo alérgico na pessoa. Podemos citar alguns gatilhos bem conhecidos: glúten, lactose, medicamentos, álcool, drogas, cafeína, corantes, tinturas, fumaças, pesticidas, herbicidas, perfumes, combustíveis, aditivos químicos, odores diversos, micro-organismos, etc.
Os sinais mais evidentes para todos esses problemas são: coriza, coceira, tosse, espirros, diarreia, formigamentos, vermelhidão local, falta de ar, inchaço local ou generalizado, espasmos, visão turva, etc. Esses sintomas funcionam como um alerta, que nos avisa cada vez que alguma coisa está errada.
Além das hipersensibilidades, intolerâncias e alergias, existem as reações adversas a um medicamento ou produto. As reações adversas ocorrem quando o organismo acredita que atingiu o nível máximo daquele produto e não existe mais espaço para ele dentro de si.
Cada indivíduo possui um alerta diferente em seu organismo, porque o mecanismo de ação em cada um pode variar... Para descobrir se você é intolerante, alérgico ou sensível, alguns testes devem ser realizados por um profissional habilitado. Normalmente, esses problemas são verificados pelo: alergologista, pneumologista ou imunologista.
Portanto, se você perceber ou sentir qualquer alteração em seu organismo, procure auxílio médico. Jamais deixe o problema evoluir para algo mais sério!

Pesquise mais sobre esse assunto:
-> Sensibilidades (pdf)
-> Intolerância alimentar
Resultado de imagem para allergen free

sábado, 11 de maio de 2019

Será que você foi, é ou será como eu?



Depois que eu descobri a hidrocefalia, muita coisa mudou em minha vida. Eu instalei a válvula hidrocefálica e precisei me adaptar...
Adaptar-se a uma nova condição ou situação é difícil. As adaptações levam você a assumir uma nova aparência e um novo estilo de vida. E as pessoas dificilmente entendem... Existe o preconceito. E o preconceito tem muitas formas!
Acredite, eu planejei uma vida diferente do que vivo hoje... E, agora, entendo o que minha avó dizia: "A gente propõe e Deus dispõe." Eu penso todos os dias: "O que eu poderia ter feito diferente?", "Será que mudaria alguma coisa?" ou "Onde eu errei?"
Voltar atrás e mudar as coisas que passaram é impossível! Tentei acertar e me atrapalhei... Hoje eu vejo como fui atrapalhada! Será que já era em decorrência do meu problema? Eu já era doente e não sabia...
O médico me disse que eu já tinha esse problema desde o nascimento, mas era pequenininho, não aparecia... Com o tempo agravou, porque a glândula deixou de funcionar!
Depois, surgem outros problemas, em consequência dos tratamentos e de outras cirurgias. E tudo pode mudar em sua vida pra sempre... Tudo mesmo!
Para continuar vivendo, você precisa entender a sua doença. Você também precisa entender quem é você agora, e precisa buscar alternativas para o seu "novo eu". 
Viver com dor é complicado. Viver sem dinheiro também... E manter-se vivo custa caro! Então, para conseguir viver eu penso: "é pouco a pouco..." Um dia por vez e um dia de cada vez.
Às vezes é difícil, porque queremos mais e precisamos entender que, por hoje, é menos. Vamos sentir vontade de realizar inúmeras coisas, que jamais poderemos realizar! E vamos ficar com vontade...
Independente do que nos aconteça, devemos prosseguir! A vida é um bem precioso que precisa ser preservado. E todos nós devemos preservar a vida...
Por tudo isso, eu decidi compartilhar o que eu sei e o que sou hoje... Se ajudar uma pessoa apenas, já valeu a pena escrever!

Mahla (mahlaaakunalll) on Pinterest

quinta-feira, 14 de março de 2019

Incontinência urinária: um tema constrangedor para algumas pessoas...


Com certeza, você conhece a Cantiga de Vinícius de Moraes: "Ninguém podia fazer pipi, porque penico não tinha ali..." Quando Vinicius escreveu essa canção, jamais pensou em incontinência urinária. Porém, essa parte da música nos lembra bem o que é segurar o xixi!
Muitas vezes, a pessoa está com aquela vontade incontrolável de ir ao banheiro e vai segurando e segurando, por conta de vários fatores. Com o tempo, isso pode tornar-se um problema sério de saúde. Lembro de uma entrevista de um médico urologista que disse: "Pior do que usar um banheiro sujo é segurar a vontade de urinar, porque isso acarreta mais problemas do que a pessoa imagina!"
Urinar é muito importante, porque mantém o equilíbrio das substâncias diversas que existem em nosso organismo. Então, precisamos fazer xixi quando estamos com vontade!
Agora, o pipi jamais deve ser "demais" ou "de menos". Existe a quantia certa para o corpo eliminar... Dessa forma, podemos deduzir que "mijar" em excesso é tão ruim quanto mijar pouco, porque tanto um quanto outro pode ocasionar a famosa bexiga solta.
Para você entender melhor: a poliúria é o excesso de xixi e a polaquiúria é a redução do volume de xixi. Ou seja, qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, pode sofrer os efeitos de uma incontinência urinária ou de uma "bexiga solta".
O problema é que quando ouvimos falar em incontinência urinária, logo imaginamos alguém urinando nas roupas ou usando fraldas. Mas, na verdade, não é isso o que ocorre...
Mesmo que apenas algumas gotinhas do famoso "pipi" escapem, isso já pode ser considerado uma incontinência. Uma incontinência urinária pode ser branda e vagarosa, quase imperceptível!
Um simples distúrbio orgânico pode ocasionar esse tipo de problema, tais como: doenças, cirurgias ou até acidentes. Em qualquer circunstância, o Médico Urologista saberá indicar o melhor tratamento.
Os produtos são práticos e diversificados, tanto para homens, como para mulheres. Estão a venda em qualquer Farmácia e são muito discretos. Somente se a uretra ou a bexiga estiverem comprometidas seriamente, ocorrerá a utilização da algália (sonda vesical). Em algumas situações, a algália é usada temporariamente.
Enfim, apesar desse assunto ser um tema bastante constrangedor para algumas pessoas, a incontinência urinária deve ser tratada, para evitar uma situação mais grave.
Finalizo, acrescentando que o propósito dessa postagem foi, antes de tudo, elucidar e alertar... Portanto, preste atenção à sua bexiga!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

O que acontece quando ruminamos sentimentos?

Resultado de imagem para mind full of questions

Ruminar é uma palavra que possui o mesmo significado que remastigar ou remascar, que é o mesmo que "remoer repetidas vezes". Quando remastigamos repetidamente, nosso organismo atua como se estivesse em constante digestão, ou seja, ele trabalha sem parar para digerir aquilo que estamos processando.
Os animais herbívoros possuem dois tipos de digestão: a ruminante (que a maioria de nós conhece) e a monogástrica. Como animal ruminante podemos citar a vaca, claro. E como animal monogástrico, vamos citar o cavalo. Não sei se você sabia, mas, nem cavalo, nem zebra, nem jumento e nem coelho ruminam...
Para auxiliar na digestão da celulose (capim, mato, etc), os animais ruminantes possuem um estômago divido em quatro porções: rúmen, retículo, omaso e obomaso. Portanto, ruminante deriva de rúmen.
Agora que você entendeu o que é ruminante, vamos ao objetivo dessa postagem... Existem cerca de 150 espécies de animais ruminantes! E nós, com certeza, não somos um deles! Porém, insistimos em ruminar: pensamentos, sentimentos, comportamentos e arrependimentos.
Tudo bem que os Filósofos ruminavam suas teorias na Antiguidade, até encontrarem uma solução para os seus dilemas. E os artistas ruminavam suas ideias para as obras de arte. Enfim, parece que a ruminação era um ato de criatividade no Passado.
Mas, a partir do século XX, Psiquiatras e Psicólogos passaram a utilizar o termo "ruminação" para designar um dos sintomas da depressão. Eles perceberam que as pessoas com determinadas compulsões ruminavam suas lembranças permanentemente; manifestando essa ruminação na forma de diferentes compulsões. Ou seja, o organismo não suportava determinados acontecimentos e, por conta disso, mastigava-os para "triturá-los" melhor.
Hoje em dia, os Cientistas já avançaram em suas Pesquisas e conseguiram encontrar respostas para diversas doenças. Existe tratamento e cura para inúmeras Síndromes. Mas, o ato de ruminar persiste e insiste em permanecer... Afinal, é um costume antigo de nossa Raça e está difícil "desapegar"!


Para entender um pouquinho melhor...
-> O Mundo da Mente.pdf
Resultado de imagem

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Você reconhece as reações do seu corpo?


Somos seres suscetíveis a dor, simplesmente, porque estamos vivos! Estar vivo é uma característica única que nos pertence... Por estarmos vivos, podemos sentir tudo o que nos cerca! Ao sentirmos, geramos diversas sensações em nosso organismo, que são assimiladas e tornam-se uma aprendizagem.
Tudo o que "sentimos" é registrado no hemisfério cerebral esquerdo. Esse registro cria uma senha de segurança e cada vez que sentimos a mesma emoção, nosso cérebro dispara um alarme. Se a emoção é boa, sentimos bem estar e uma certa "empatia" pela situação. Agora, se a emoção é ruim, começamos a nos desesperar...
Cada indivíduo pode agir de forma diferente perante o perigo, por conta da educação que recebeu... É a tal da "criação", que todo mundo fala. De qualquer forma, isso fica lá registrado e no momento crucial, cada um se desespera à sua maneira. Bom, até aí tudo bem.
Atualmente, porém, existe um estudo que afirma que você pode até demonstrar diferente do seu vizinho; mas, o seu corpo, vai registrar tudo igualzinho ao dele. Nesse estudo, o corpo humano parece um mapa colorido, onde cada emoção gera uma sensação e registra um reação orgânica específica. As diferentes cores indicam as mudanças de sentimento naquele momento.
Cada cor indica uma alteração, vinculada a um sentimento. Isso quer dizer que a pessoa pode estar sentindo: medo, raiva, tristeza, alegria, surpresa ou qualquer outra sensação internamente... Enquanto seu organismo sente: taquicardia, nervosismo, sudorese, aumento da pressão sanguínea, entre outras reações, externamente.
Todos esses sinais ocorrem porque existem os neurônios. Os neurônios são células que alertam para qualquer tipo de situação que vivenciamos. Através dos neurônios experimentamos, registramos e arquivamos nossas experiências diárias.
Esse registro cria um arquivo único, que nos acompanhará para sempre. A importância desse registro (mapa) é nos mostrar o quanto somos suscetíveis a determinadas situações. Se pudermos compreender as emoções que essas situações nos causam, poderemos evitar as alterações sofridas por nosso organismo e, com certeza, viveremos melhor!

Pesquise mais sobre o assunto:

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

O que revela o horário que você dorme ou acorda?


Nosso corpo costuma nos alertar quando necessita de cuidados. O problema, é que a grande maioria ignora os sinais e deixa passar... Somente quando a coisa fica séria, é que as pessoas prestam atenção e procuram um médico.
Um dos sintomas de alerta, emitido pelo nosso organismo, é o sono ou a insônia. Acordar ou adormecer em determinados horários, sem explicação alguma, é um sinal de que o organismo não vai bem!
Tanto a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), quanto a Medicina Ayurvédica (Ayurveda), possuem boas explicações para esse fato. Por isso, compreenda o que significa acordar em determinados horários e procure ajuda profissional especializada:
- das 23 à 1 hora: vesícula biliar sobrecarregada;
- de 1 às 3 horas: fígado em desequilíbrio;
- das 3 às 5 horas: pulmão funcionando inadequadamente;
- das 5 às 7 horas: intestino grosso precisando de atenção;
- das 7 às 9 horas: estômago em alerta;
- das 9 às 11 horas: baço e pâncreas sinalizando;
- das 11 às 13 horas: coração pedindo ajuda;
- das 13 às 15 horas: intestino delgado em desarranjo;
- das 15 às 17 horas: bexiga querendo auxílio;
- das 19 às 21 horas: rim trabalhando excessivamente;
- das 21 às 23 horas: região do abdômem ou triplo-aquecedor interno se manifestando...
Essa tabela analisa um sono normal de 8 horas, sem importar se você dorme de dia ou de noite. Os sinais podem ocorrer durante o dia em forma de cólicas, pontadas ou fisgadas no local. Outros sintomas também podem ser evidentes...
Alguns transtornos orgânicos podem ser somáticos, ou seja, do próprio organismo... Já outros, podem ser distúrbios psicossomáticos, ou seja, provocados por um desarranjo emocional e mental, junto ao organismo.
Por isso, toda pessoa deve estar atenta aos sinais que seu organismo demonstra, principalmente aqueles relacionados ao sono. Afinal, descansar é primordial para recuperar o organismo e reparar os danos que causamos ao nosso corpo todos os dias.