sábado, 11 de maio de 2019

Será que você foi, é ou será como eu?



Depois que eu descobri a hidrocefalia, muita coisa mudou em minha vida. Eu instalei a válvula hidrocefálica e precisei me adaptar...
Adaptar-se a uma nova condição ou situação é difícil. As adaptações levam você a assumir uma nova aparência e um novo estilo de vida. E as pessoas dificilmente entendem... Existe o preconceito. E o preconceito tem muitas formas!
Acredite, eu planejei uma vida diferente do que vivo hoje... E, agora, entendo o que minha avó dizia: "A gente propõe e Deus dispõe." Eu penso todos os dias: "O que eu poderia ter feito diferente?", "Será que mudaria alguma coisa?" ou "Onde eu errei?"
Voltar atrás e mudar as coisas que passaram é impossível! Tentei acertar e me atrapalhei... Hoje eu vejo como fui atrapalhada! Será que já era em decorrência do meu problema? Eu já era doente e não sabia...
O médico me disse que eu já tinha esse problema desde o nascimento, mas era pequenininho, não aparecia... Com o tempo agravou, porque a glândula deixou de funcionar!
Depois, surgem outros problemas, em consequência dos tratamentos e de outras cirurgias. E tudo pode mudar em sua vida pra sempre... Tudo mesmo!
Para continuar vivendo, você precisa entender a sua doença. Você também precisa entender quem é você agora, e precisa buscar alternativas para o seu "novo eu". 
Viver com dor é complicado. Viver sem dinheiro também... E manter-se vivo custa caro! Então, para conseguir viver eu penso: "é pouco a pouco..." Um dia por vez e um dia de cada vez.
Às vezes é difícil, porque queremos mais e precisamos entender que, por hoje, é menos. Vamos sentir vontade de realizar inúmeras coisas, que jamais poderemos realizar! E vamos ficar com vontade...
Independente do que nos aconteça, devemos prosseguir! A vida é um bem precioso que precisa ser preservado. E todos nós devemos preservar a vida...
Por tudo isso, eu decidi compartilhar o que eu sei e o que sou hoje... Se ajudar uma pessoa apenas, já valeu a pena escrever!

Mahla (mahlaaakunalll) on Pinterest