terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

IMUNIDADE

Imagem disponível na internet.

A imunidade representa a capacidade de defesa que todo organismo possui... Um organismo adequadamente imune, é um organismo saudável.
A palavra imunidade deriva do latim immunitas, que por sua vez tem sua origem etimológica em immunis. A palavra immunis quer dizer "gratuitamente".
Esse aspecto da palavra estava mais relacionado aos impostos cobrados à época de César, do que propriamente ao Sistema Imunológico de um indivíduo. Com o tempo, os Filósofos Gregos deram outro sentido à palavra...
No decorrer da História Científica, a palavra immunis assumiu a relação entre valor monetário e a isenção de doenças, devido aos problemas financeiros condicionados à classe menos privilegiada. Resumindo: "sem dinheiro - sem saúde".
Atualmente, sabemos que a imunidade depende unicamente de cada organismo, apesar de "saúde e dinheiro", ainda, apresentarem alguma correlação regulamentar.
Nos seres humanos, a defesa do organismo assume um papel fundamental na luta pela sobrevivência. Por isso, os órgãos do Corpo Humano são protegidos, continuamente, pelo Sistema Imunológico.
Para defender o organismo de ataques diversos, o corpo produz inúmeras células de defesa: os fagócitos e os linfócitos. Cada célula age na defesa do organismo em um momento diferente do ataque.
Ou seja, desde o ser vivo mais simples até o ser vivente mais complexo, um sistema de defesa é acionado ao menor sinal de perigo. Dessa forma, cada espécie de indivíduo é capaz de se defender à sua maneira.
No entanto, existem situações que impedem a manutenção do equilíbrio orgânico. Como por exemplo, as doenças contagiosas em geral...
A imunidade em um organismo pode ser desenvolvida de três maneiras diferentes:
- inata (aquela que nasce com o indivíduo);
- adaptativa (ou adquirida através de resposta imunológica);
- passiva (emprestada de outras fontes)...
De acordo com seu código genético, toda pessoa possui imunidade natural ou inata. Entretanto, a imunidade também pode ser adquirida (através do aleitamento materno, por exemplo). Mas, se isso não bastar, com a imunização o indivíduo recebe anticorpos que o ajudam a desenvolver a imunidade passiva.
Enfim, a área de defesa do organismo é tão complexa que, durante um ataque, o corpo se comporta como em uma guerra, preparando um campo de batalha com soldados e armamentos diversos.
Conforme cada batalha acontece, o organismo passa por transformações e adaptações... E, claro, o indivíduo sente tudo!
Essa situação de ataque-defesa é a imunidade entrando em ação...

Material sobre o assunto:
*Basta clicar no tradutor da página...